A essência de uma proposta fenomenológica é a pluralidade. É preciso não ser um terapeuta que trabalhe da mesma forma com todos os pacientes, com uma teoria embaixo do braço, para adequar o seu paciente à sua teoria. É preciso trabalhar pelo paciente e não pela teoria. É preciso questionar e não reverenciar a teoria.
A psicoterapia de enfoque fenomenológico-existencial cria a possibilidade de a pessoa entrar em contato com suas angústias e medos, entendendo a indeterminação da existência (nada é imutável e não há como parar a passagem do tempo) como possibilidade e liberdade e não somente como finitude e insegurança.
A abordagem Fenomenológica Existencial considera o ser como responsável por si mesmo, pela sua construção, escolhas e consequências. Toda e qualquer terapia dentro desta perspectiva pauta-se pelo “voltar-se às coisas mesmas”, ao fenômeno buscando nele próprio seu existir, seu vir sendo.
Segundo Merighi (2003), a Fenomenologia convoca a retomar o caminho qualitativo da existência, a redescobrir o sentido de existir do ser humano no mundo, não sendo possível estudar na experiência o objetivo sem antes investigar o subjetivo.
Gestalt é uma abordagem psicoterapêutica centrada no cliente. Essa abordagem ajuda os clientes a se concentrarem no presente. ... Há uma ênfase na percepção nesta teoria particular de psicoterapia. A terapia gestaltista dá atenção a como colocamos o significado e damos sentido ao nosso mundo e às nossas experiências.
Através de técnicas verbais e não verbais, o Psicólogo ajuda o paciente a refletir sobre suas questões e a encontrar formas diferentes e criativas de aliviar o seu incômodo e melhorar seu relacionamento consigo mesmo e com os outros. Geralmente, o foco da Psicoterapia é em mudar pensamentos, emoções e comportamentos ineficientes.
Qual a diferença entre Terapia e Psicoterapia? As duas palavras podem ser usadas para se referir à ajuda psicológica, mas a palavra “terapia” também poder ser usada para outras áreas como a Acupuntura, Homeopatia, Fisioterapia, etc, já que “terapia” se refere ao ato de cuidar, tratar. Qual a diferença entre Psicólogo e Psicoterapeuta?
Durante e depois das sessões de terapia na abordagem fenomenológica existencial, somos levados a analisar nossas atitudes. Além dessa autoanálise, obrigamos-nos a refletir sobre nossa fala, nossa existência, nossas emoções e sobre a maneira de ser, agir, raciocinar e de nos comportar.
Mas tudo isso é feito de um modo muito natural, nada complicado, tudo é muito simples e do jeito que a pessoa dá conta das suas vivências. A postura terapêutica é de aceitação e compreensão dos recursos que nascem da subjetividade do paciente, sem impor ou cobrar dele o que o terapeuta considera, conhece ou quer.
O que são mercadorias monofásicas?
Quem tem a maior reserva de nióbio do mundo?
Qual o nome genérico de loratadina?
Como apagar os dados de um celular roubado?
Quais foram os defeitos de Davi?
Porque as montadoras estão parando?
Quais tipos de doenças que aposenta?
Como deixar um libriano louco de amor por mim?
Porque meu corrimento não cura?
Qual a arte marcial do Cobra Kai?
Como suplementar acetilcolina?
O que assistir para matar o tédio?
O que é bom para osso quebrado?
Qual a diferença entre ansiedade e nervosismo?