A ideia era dar continuidade às transações comerciais com a Índia, mas também investigar as possibilidades nos lados da América. A expedição de Cabral primeiro chegou em Cabo Verde, especificamente no dia 22 de março.
Os governantes de Portugal reconheciam a vantagem estratégica de um território localizado no litoral atlântico-sul. Ele servia como escala dos navios rumo às riquezas das Índias e, sobretudo, ajudava a garantir o monopólio da Rota do Cabo, em direção às Índias.
O descobrimento do Brasil aconteceu no dia 22 de abril de 1500. O momento foi resultado das grandes expedições marítimas que estavam sendo feitas pela Espanha e Portugal no Oceano Atlântico com o intuito de encontrar terras repletas de recursos naturais e metais preciosos.
O “descobrimento do Brasil” aconteceu em 22 de abril de 1500, com a chegada dos portugueses ao nosso país. Pedro Álvares Cabral, o valente explorador português, vinha com uma expedição formada por 13 embarcações: 10 naus e 3 caravelas.
No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a independência do Brasil as margens do Rio Ipiranga e trouxe “Independência ou morte!” como um marco histórico do país. A partir de então, desvinculamos nossos laços coloniais com Portugal e iniciamos um novo período cultural, sociológico e histórico no país.
21 curiosidades que você vai gostar
Sugestão de Aula Descobrimento do Brasil para Educação Infantil Pedro Alvares Cabral na CaravelaConhecer a história da chegada dos portugueses ao Brasil de forma lúdica;Introduzir o conceito de conjuntos;Nomear e reconhecer formas geométricas;Desenvolver a coordenação motora fina;
Em 9 de março de 1500, Cabral partiu de Lisboa com uma frota de treze navios e cerca de 1.500 tripulantes. Seu objetivo era estabelecer relações de comércio com o soberano de Calicute, na Índia. Os portugueses também tinham intenção de obter especiarias para vender.
Foi assim que, animado pela possibilidade de explorar outras terras e trazer de lá mais riquezas para Portugal, Dom Manuel organizou uma esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral, dizendo que teria o objetivo de dominar o comércio do Oriente. ...
A Índia continuava a ser o grande alvo das navegações marítimas portuguesas. Os interesses mercantil e religioso prevaleciam acima de qualquer outro. "A alternativa ao espaço índico, território das especiarias e pedras preciosas, é, para todo o nosso século XVI, o norte da África.
A colonização portuguesa teve como principais características a submissão e o extermínio de milhões de indígenas. ... As principais realizações portuguesas, utilizando a mão de obra indígena escravizada, foram: nomear algumas localidades no litoral, confirmar a existência do pau-brasil e construir algumas feitorias.
O desejo da liberdade e a participação de homens livres pobres e "de cor" na Independência do Brasil.
Buscando quebrar o domínio que havia sido estabelecido sobre o comércio de especiarias no Mar Mediterrâneo, Portugal traçou uma nova e arriscada que consistia em contornar o continente africano para se chegar ao Oriente. Uma viagem que ninguém havia feito antes ou mesmo conhecia suas possibilidades.
Um dos fatores que mais contribuiu para que Portugal e Espanha descobrissem o caminho para as Índias foi a expansão marítima desenfreada e os interesses mercantilistas dos dois países. Em Portugal, a Escola de Sagres fez com que este objetivo fosse atingido com pioneirismo.
O primeiro lugar que os portugueses chegam no continente africano foi em Ceuta, no Norte, em 1415. Em princípio estabeleceram comércio com os povos da região. Os interesses portugueses nesse momento eram principalmente encontrar uma nova rota para as Índias e produtos rentáveis para o mercado europeu.
Em 12 de outubro de 1492, a expedição de Colombo chegou a Guanahani, ilha localizada no Caribe. O objetivo da expedição era claro: chegar-se ao continente asiático, primeiro ao Japão (chamado de Cipango na época) e depois à Índia.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver e ampliar conhecimentos sobre a história do descobrimento do Brasil e diferentes meios de comunicação e transportes.
A Independência do Brasil significou estar livre para plantar, colher, produzir e explorar suas riquezas. Estar livre representava não ter mais que ser governado por Portugal. Assim como falamos quando alguém faz dezoito anos: ele chegou à maturidade, ou seja, já pode caminhar sozinho.
A independência brasileira foi resultado do desgaste da relação de Portugal com a elite brasileira no começo do século XIX. O processo de rompimento entre Brasil e Portugal foi uma consequência direta da transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808.
Vasco da Gama, que estava no comando da nau capitânia com mais duas caravelas e uma tripulação de 200 homens, estabeleceu direção oeste para o caminho às Índias, Sua esquadra dobraria o Cabo da Boa Esperança no fim do mês de março para atingir as Índias em maio de 1498.
Quais os objetivos do Tratado de Tordesilhas? O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, teve como objetivos: pacificar a disputa entre Portugal e Espanha pelo domínio das terras encontradas no Atlântico Sul; estabelecer um limite entre os dois reinos para a exploração da América.
Vários motivos levaram os portugueses a se lançarem nesta aventura. necessidade de abertura de novas rotas comerciais; expandir a fé cristã; conquistar terras e títulos para a nobreza.
Com as explorações, a economia portuguesa buscava obter, principalmente, especiarias e ouro. Na questão geográfica, podemos mencionar que todo o litoral português era voltado para o oceano Atlântico e a posição geográfica do país colocava-o próximo de correntes marítimas importantes, tornando a navegação mais fácil.
O ponto de partida foi o primeiro contacto a 20 de maio de 1498 após a viagem comandada por Vasco da Gama até Calecute. O objetivo de Portugal no oceano Índico foi o de assegurar o monopólio do comércio de especiarias, estabelecendo várias fortalezas e feitorias comerciais.
Isso porque o grande interesse dos portugueses era a obtenção do ouro e esse metal precioso não seria fácil de achar, pois era preciso explorar a terra. Naquele momento, o comércio com as Índias era mais lucrativo e, por isso, tornou-se a prioridade portuguesa.
Período Colonial
A decisão de Portugal colonizar o Brasil se baseou em dois motivos principais: o perigo de perder a colônia na América devido às invasões e a crise econômica ocasionada pela queda do comércio de produtos do oriente.
Como tirar comprovante de declaração de Imposto de Renda?
Como higienizar cebola contra Covid?
Como consultar a procedência de um veículo?
Como pagar as multas de trânsito atrasadas?
Como podemos humanizar o ambiente de trabalho?
Como consultar auto de infração Polícia Rodoviária Federal?
Como emitir o CR-V Digital 2021?
Como preencher declaração de bens e rendas?
Como ver as gravações da câmera Intelbras?
O que fazer para ser mais responsável?
Como hipnotizar alguém de verdade?
O que colocar na declaração de bens e valores?
Como devolver o auxílio emergencial bem?
Como melhorar qualidade de impressão HP?
Como pedir isenção no exame da OAB?