1º- Fica instituído o Fundo Municipal de Saúde (FMS) que tem por objetivo criar condições finan- ceiras e de gerência dos recursos, oriundos da União, do Estado, do Município ou de outras fontes, e destinados ao desenvolvimento das ações de saúde, executadas, controladas ou coordenadas pela Secretaria Municipal de ...
Os Conselhos Municipais de Saúde são responsáveis por:
Controla o dinheiro da saúde. Acompanha as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais. Participa da elaboração das metas para a saúde. Controla a execução das ações na saúde.
Os Fundos Municipais são fundos especiais previstos no art. 71 da Lei Federal nº 4.320/64, criados para abrigar contabilmente as receitas especificadas que por lei se vinculam à realização de determinados objetivos ou serviços.
9º da Lei n. 8.080/1990, que estabelece como gestores de saúde na União, o ministro da Saúde, e, nas demais instâncias, os Secretários de Saúde.
Os fundos de assistência social são instrumentos de gestão orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos quais devem ser alocadas as receitas e executadas as despesas relativas ao conjunto de ações, serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social.
19 curiosidades que você vai gostar
O Fundo Municipal de Assistência Social terá prestação de contas própria, separada da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Assistência Social. O gestor e ordenador de despesas do Fundo deve ser o Secretário Municipal de Assistência Social.
Serviços SocioassistenciaisFortalecimento da convivência familiar e comunitária;Referência para escuta e apoio sociofamiliar e informação para garantia de direitos;Geração de trabalho e renda;Orientação para outras políticas públicas;Prevenção;Atendimento a situações de violação de direitos violados ou ameaçados.
Chefe do poder executivo municipal: 1 prefeito, alcaide, prefeito municipal, administrador municipal, burgomestre.
Então SMS-SP é responsável pelo planejamento, organização, elaboração, execução e avaliação das ações e políticas de saúde previstas no SUS, dentro das atribuições do município.