Exercitar-se promove a liberação de substâncias relaxantes no organismo, o que facilita a indução do sono. Ao mesmo tempo, porém, depois da prática dos exercícios, o corpo pode levar duas horas para retomar a temperatura e ritmos normais. Dormir com o organismo quente ainda diminui a eficiência do sono.
O exercício à noite é uma boa opção para a falta de tempo, mas pode causar prejuízos para o sono com a aceleração do metabolismo na hora de dormir.
Exercício físico é mais benéfico ao organismo quando praticado até 4 horas antes da hora de dormir. Antes de tudo, é importante destacar que a prática de exercício físico faz bem para o sono por uma série de motivos: ajuda a reduzir a ansiedade, a regular a respiração e garante mais bem-estar físico e mental.
Recuperação muscular Tirar uma soneca após o exercício pode auxiliar na recuperação muscular. Quando você dorme, sua hipófise libera hormônio do crescimento (GH), importante para reparar e construir os tecidos musculares.
Sono e exercício se complementam
Dormir bem melhora os efeitos do exercício, já que o metabolismo funciona melhor. E fazer atividade física (do jeito e no horário certos) pode melhorar a qualidade do seu sono, já que quem pratica exercícios costuma dormir mais rápido e de forma mais profunda, sem fragmentar o sono.
16 curiosidades que você vai gostar
A melhor hora para praticar esportes pela manhã é entre às 6 e às 8 horas. Este é o momento em que o cortisol (hormônio do estresse) atinge seu nível mais alto. Assim, ele aumenta a metabolização de carboidratos e gorduras, transformando-os em energia gasta durante o esporte.
A compreensão do funcionamento do organismo que se mexe resultou, agora, em uma novíssima e detalhada certeza: qual hora do dia é a mais adequada para a malhação? Um estudo recente sugere que o melhor momento para a saúde metabólica é o fim da tarde — mais especificamente às 18h30, ao anoitecer.
Pesquisa publicada na revista Cronobiologia Internacional descobriu que há maior atividade enzimática e aumento da função muscular durante a tarde. Sendo assim, o desempenho se torna melhor entre 14 e 18 horas. Isso significa que a pessoa tem mais força e disposição, se treinar nesse horário.
Mas, de acordo com um novo estudo, malhar pela manhã pode ser melhor para quem busca emagrecer. Uma análise feita pela Escola de Medicina da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, descobriu que o exercício matinal pode ser mais eficaz para a perda de peso em comparação ao treino pelo tarde ou noite.
Qual o adubo que tem nitrogênio?
Quais são os tipos de pulverizadores?
Como diferença tecido plano e malha?
Como alterar o tamanho de uma imagem no celular?
Qual a diferença entre piso retificado e não retificado?
Qual óleo passar antes de descolorir os pelos?
O que não comer para evitar queloide?
Quais são as sequelas da Guillain-barré?
O que a Cleópatra usava em sua pele?
O que diz o artigo 26 do Código Penal?
Quando um recurso é considerado escasso?
O que é taxa de inflação acumulada?
Como pesquisar o que foi visto na minha internet wireless?
Pode começar uma introdução com uma pergunta?