Qual a importância do Estatuto da Pessoa com Deficiência?

Pergunta de Érika Victória Fernandes em 02-06-2022
(3 votos)

Ele busca garantir os direitos e liberdades que os portadores com algum tipo de deficiência necessitam. Promovendo a inclusão social e acesso a cidadania plena. Portanto, o estatuto garante acesso a saúde, educação, direitos trabalhistas e prevê punições para possíveis atitudes discriminatórias contra essas pessoas.

Quais são os principais objetivos do Estatuto da Pessoa com Deficiência?

O chamado Estatuto da Pessoa com Deficiência se trata da Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência) e tem por objetivo a promoção, em condições de igualdade, do exercício dos direitos e liberdades fundamentais pela pessoa com deficiência, por meio, principalmente, da inclusão social.


O que diz o Estatuto da Pessoa com Deficiência?

4º Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. ... 5º A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.

O que muda com o Estatuto da Pessoa com Deficiência?

O novo Estatuto revoga os incisos do artigo 3º do CC, deixam de ser absolutamente incapazes os “que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática” dos atos da vida civil e de ser relativamente incapaz “os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo”.

Qual a importância da Lei de Inclusão?

A Lei Brasileira de Inclusão (ou Estatuto da Pessoa com Deficiência), que entrou em vigor em 2016, tem um valor especial. ... Garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso à informação e à comunicação. O acesso à Justiça e o que acontece com quem infringe as demais exigências.

Estatuto da Pessoa com Deficiência - Aula completa


17 curiosidades que você vai gostar

O que é a lei de inclusão?

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, é um conjunto de dispositivos destinados a assegurar e a promover, em igualdade de condições com as demais pessoas, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando a sua inclusão social ...

O que a lei brasileira de inclusão diz sobre o direito à educação?

A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, ...

Porque foi o criado o novo Estatuto da Pessoa com Deficiência?

Essa lei foi construída tendo como base preceitos estabelecidos pela Convenção dos Direitos da Pessoas com Deficiência de 2008 da ONU e busca assegurar e promover os direitos das pessoas com deficiência para garantir sua inclusão social e cidadania.

Quais são os direitos de uma pessoa com deficiência?

Veja quais são os direitos garantidos por lei para pessoas com...Educação. ... Trabalho. ... Saúde. ... Esporte, lazer e cultura. ... Isenção de impostos e taxas. ... Auxílios. ... Crimes contra a pessoa com deficiência.

Quais são os princípios norteadores da Lei 13.146 15 Estatuto da Pessoa com Deficiência )?

Assim, a Lei n°13.146/2015 Lei brasileira de Inclusão, por ser uma leia nova gera criticas de diversos aspectos na sua aplicação, porém o seu principal objetivo é garantir autonomia, liberdade e igualdade da pessoa com deficiência perante a sociedade.

O que é ser Capacitismo?

O capacitismo é uma forma de preconceito contra pessoas com deficiência, que envolve uma preconcepção sobre as capacidades que uma pessoa tem ou não devido a uma deficiência, e geralmente reduz uma pessoa a essa deficiência.

Qual o objetivo da lei brasileira de inclusão?

A Lei Brasileira de Inclusão – LBI, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é um conjunto de normas destinadas a assegurar e a promover, em igualdade de condições, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e a cidadania.

Quais são os direitos da pessoa com deficiência em relação à saúde educação moradia e trabalho?

É dever do Estado, da sociedade, da comunidade e da família assegurar, com prioridade, às pessoas com deficiência a plena efetivação dos direitos referentes à vida, saúde, sexualidade, paternidade e maternidade, alimentação, habitação, educação, profissionalização, ao trabalho, à previdência social, habilitação e ...

O que pode ser feito para que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados?

Cabe ao Poder Público promover ações eficazes que propiciem a inclusão de pessoas com deficiência nos setores públicos e privados. Para qualquer informação sobre colocação ou recolocação no mercado de trabalho, o deficiente deve procurar a Delegacia Regional do Trabalho.

Quais são os benefícios para pessoas com deficiência?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.

Como era antes do Estatuto da Pessoa com Deficiência?

No plano nacional, a Constituição Federal de 1988 trouxe as primeiras garantias para as pessoas com deficiência e, após houve a ratificação pelo Brasil da Convenção Internacional, a qual ingressou no ordenamento jurídico com força de emenda constitucional que deu origem ao Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Quais são as leis que protegem a pessoa com deficiência?

LEI Nº 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000 - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

O que está escrito na lei n 13.146 2015 Art 2º A respeito da pessoa com deficiência?

Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Como referenciar a lei brasileira de Inclusão?

BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm; acesso em: 24 Abril 2017.

Quais os direitos das pessoas portadoras de deficiência no que se refere ao direito à saúde?

Conforme os art. 18,19 e 20 do Dec. 3.298/99, o portador tem direito a obter, gratuitamente, órteses e próteses (auditivas, visuais e físicas) junto às autoridades de saúde (Federais, Estaduais ou Municipais) a fim de compensar suas limitações nas funções motoras, sensoriais ou mentais.

Quais são os direitos de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência?

Nos programas e serviços de habilitação e de reabilitação para a pessoa com deficiência, são garantidos:I – organização, serviços, métodos, técnicas e recursos para atender às características de cada pessoa com deficiência;II – acessibilidade em todos os ambientes e serviços;

O que é capacitismo exemplos?

Falar que alguém é cego por não te cumprimentar na rua ou que deu mancada por cometer um erro são exemplos clássicos de capacitismo, o preconceito contra pessoas com deficiência. O termo, que vem da tradução do inglês Ableism , significa destratar ou ofender uma pessoa por sua deficiência.

O que é capacitismo Cite exemplos?

O Capacitismo (ableism) é a discriminação da pessoa com deficiência. ... O capacitismo, assim, é uma manifestação de preconceito para com as pessoas com deficiência ao pressupor que existe um padrão corporal ideal e a fuga desses padrões torna as pessoas inaptas para as atividades na sociedade.

Quantas pessoas sabem o que é capacitismo?

Cerca de 15% da população mundial tem alguma deficiência documentada e isso não é diferente no Brasil. O capacitismo pode ser pessoal, ao ofender uma pessoa com deficiência diretamente, mas também pode ser sistêmico, quando associado à desigualdade no tratamento de pessoas com deficiência.

Quem criou o Estatuto da Pessoa com Deficiência?

O Estatuto da Pessoa com Deficiência foi criado em 09 de outubro de 2000 com a denominação de Estatuto do Portador de Necessidades Especiais (PL 3638/2000), uma iniciativa do então deputado federal Paulo Paim, que visava o compendio, a regulamentação e o aprimoramento de todas as leis, decretos e portarias voltadas ...



Outras questões

O que é nr11 e NR-12?

Qual é a desvantagem do uso da internet?

Como fazer tráfego pago?

Quantas pessoas foram para o deserto com Moisés?

Como decorar a matéria mais rápido?

Quem é o preferido peão para ganhar o prêmio da fazenda?

Como conservar o arroz cru por mais tempo?

O que deve ter em um kit de sobrevivência?

Quantos capítulos tem lobo solitário?

Qual o salário de cuidador de idoso 2021?

Como achar borboletas mortas?

Como melhorar rosto envelhecido?

O que acontece com o cérebro de uma pessoa apaixonada?

O que é o artigo 70?

Quais os fatores que influenciam na escolha dos métodos de análise?

Quais os alimentos que ajudam no crescimento infantil?

Quanto custa um emplante dentario?

Como por barra no notebook?

Quais as formas de prevenção possíveis para o HBV?

Quais são as maiores adquirentes do Brasil?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com