Essa é uma medida positiva, que reduz as possibilidades de infecção por contato com vírus e bactérias. Para garantir a eficiência, a concentração de álcool precisa ser de 70%, devendo ser utilizado da mesma forma como é feita a lavagem normal. com água corrente e sabonete líquido.
O álcool gel é o antisséptico mais eficiente no combate ao vírus, inclusive seu uso é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério de Saúde do Brasil, por ser eficaz e não abrasivo. O tempo de fricção recomendado do álcool gel 70% para que ele faça efeito é entre 20 a 30 segundos.
Segundo a entidade, o etanol age rapidamente sobre bactérias vegetativas (inclusive microbactérias), vírus e fungos, sendo a higienização equivalente e até superior à lavagem de mãos com sabão comum ou alguns tipos de antissépticos.
Na concentração de 70%, o produto tem a quantidade exata de água para facilitar a entrada do álcool no interior do microorganismo, seja bactéria, fungo ou vírus, como o Coronavirus.
“O ideal é lavar as mãos com água e sabão, não ter nenhum anel nos dedos ou pulseiras, esfregar bastante com sabão líquido, não esquecer do dorso da mão, o polegar, entre os dedos, sempre manter as unhas curtas, além do punho, seque com papel toalha.
Ensaboe as costas das suas mãos, entre os dedos e debaixo das unhas. Esfregue as suas mãos durante pelo menos 20 segundos.
Não é só o álcool em gel que deixa as mãos ressecadas: o próprio sabonete, também muito recomendado durante épocas de surto de vírus, quando usado muitas vezes, pode ter esse mesmo efeito. É possível, porém, manter mãos macias e sedosas e estar segura do Coronavírus ao mesmo tempo: inclusive, os dois podem ser aliados.
O álcool gel é apontado pelas autoridades sanitárias do Brasil e dos EUA como alternativa à lavagem das mãos, apenas para momentos em que não houver água e sabonete. O CDC destaca que o álcool gel pode não funcionar quando as mãos estão muito sujas ou oleosas. Além disso, o álcool puro não se mostra tão eficaz como antibacteriano.
"A maioria dos antissépticos para as mãos à base de álcool contém isopropanol, etanol, n-propanol ou uma combinação de dois desses produtos. A atividade antimicrobiana dos álcoois pode ser atribuída à sua capacidade de desnaturar e coagular proteínas.
"Para essa finalidade, o grau alcoólico recomendado é a versão 70%, que propicia a consequente destruição dos microrganismos", afirma. Apesar deste aspecto positivo, a especialista explica que, neste processo, o álcool também remove parte do ‘manto hidrolipídico’ presente na pele.
O que significa a palavra lúdica?
É possível a aplicação do princípio da insignificância no crime de peculato?
Como fazer uma procuração simples exemplos?
Qual a diferença de tristeza e depressão?
Quanto tempo dura docinhos de festa?
Quantas espécies de animais estão em extinção no Brasil?
Quanto tempo a amoxicilina Desinflama o dente?
O que é lipocavitação funciona mesmo?
Quais as vantagens do método de custeio por absorção?
Quanto ganha um recordista do guinness?
Quais são as causas da seca no Nordeste?
Quantos E-mail uma pessoa pode ter?
Qual é a melhor planta para o coração?
Quanto tempo demora para cumprir despacho?
Quanto vale uma nota de 500 mil cruzeiros para colecionador?