Quando cabe a utilização de ADI e ADC?

Pergunta de Cláudia Leonor de Faria em 27-05-2022
(4 votos)

Em síntese, temos duas ações com finalidades contrárias: enquanto a ADI genérica deve ser utilizada para combater leis e atos normativos inconstitucionais, a ADC deve ser manejada para confirmar a constitucionalidade de uma lei, quando houver dúvida a respeito (controvérsia judicial relevante).

Quando cabe ADI ado ADC e ADPF?

c) Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental

A ADPF é considerada uma ação residual, ou seja, caberá quando não couber ADI, ADC, ADO ou Adin. Em suma: visa impedir ou suprimir a violação à preceito fundamental ocasionada por ato do poder público. Sua legitimidade é trazida pelo artigo 103 da CF.


Quando usar a ADI?

Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) é a ação que tem por finalidade declarar que uma lei ou parte dela é inconstitucional, ou seja, contraria a Constituição Federal. A ADI é um dos instrumentos daquilo que os juristas chamam de “controle concentrado de constitucionalidade das leis”.

Onde cabe ADI?

A ação direta de inconstitucionalidade é regulamentada pela Lei 9.868/99. Ela tem fundamento na alínea "a" do inciso I do artigo 102 da Constituição Federal e pode ser ajuizada, em nível federal, perante o STF, contra leis ou atos normativos federais ou estaduais que contrariem a Constituição Federal.

Quando não cabe ADI?

Não cabe ação direta de inconstitucionalidade contra lei anterior à Constituição Federal vigente, pois a pretensão de declaração de alguma incompatibilidade com a Lei Maior estaria prejudicada, já que se encontraria revogada; caso contrário, a lei teria sido recepcionada, não sendo este o meio apropriado para o autor ...

ADIN e ADC - Constitucional OAB


40 curiosidades que você vai gostar

O que não pode ser objeto de ADI?

Adicionalmente, o decreto presidencial e o decreto legislativo também podem ser considerados atos normativos passíveis de ADI, pois são diretamente fundamentados na CF. Logo, note que não podem ser objeto de ADI: Ato normativo municipal. Ato normativo anterior à CF.

Quem não pode propor ADI e ADC?

A Ação Direta de Inconstitucionalidade não admite intervenção de terceiros, pois terceiros que estão fora do rol disposto no art. 103 da Constituição Federal não têm legitimidade para atuar em sede de ADI, também diante do regramento disposto no art. 7.º, caput da Lei 9.868/99.

Qual o juízo competente para propor uma ADI?

A competência originária para processar e julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) é do Supremo Tribunal Federal, o qual é o guardião da Constituição Federal, conforme definido no artigo 102, I, ”a” CF/88.

Quais normas podem ser objeto de ADI?

Quais são os objetos da Adin ? A Ação Direta de Inconstitucionalidade tem por objeto emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos, resoluções, tratados internacionais e demais atos normativos que sejam genéricos e abstratos.



Outras questões

O que se deve rezar na Sexta-Feira Santa?

Quando surgiu o porte de arma?

Quais os grupos de contas das despesas operacionais?

Quantas pessoas existe no Mundo 2022?

O que acontece depois do recurso extraordinário?

O que levar na mala do bebê para praia?

O que pode ser dor na parte de trás da cabeça?

O que é uma ligação covalente?

Como desvincular conta da máquina PagSeguro?

O que é NBR 10647?

Como é que se faz machado no Minecraft?

O quê Leta Lestrange e Bellatrix?

Como matar formigas cortadeiras no jardim?

Quais são os tipos de indulto?

Qual o propósito dos empreendedores sociais?

O que significa aurora em inglês?

Qual app para baixar músicas e ouvir offline?

Qual o valor de um saco de cal para pintura?

Por que os planetas são gasosos?

Qual deles é o autor do poema autopsicografia?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com