A saúde é amplamente reconhecida como o maior e o melhor recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma das mais importantes dimensões da qualidade de vida.
De acordo com a OMS, o conceito de saúde não pode ser visto apenas como a ausência de doença ou enfermidade. Ele envolve um estado completo de bem-estar físico, mental e social. Essa definição foi elaborada em 1947, mas ainda existem desafios para promover uma vida saudável focando esses diferentes aspectos.
Esse segmento é muito promissor e costuma garantir bons salários e uma ótima empregabilidade. Lembrando que, estamos passando por um momento histórico e desesperador com a pandemia do novo coronavírus e muitos profissionais da área da saúde estão na linha de frente trabalhando para salvar e curar pessoas.
Saúde e Sociedade nasce com o propósito de inovar no campo da saúde pública. Inovar significa, para nós, propiciar espaço para que aflore um novo tipo de reflexão sobre os problemas de saúde pública/coletiva que afetam nosso país e todo o continente latino-americano.
Para a OMS, saúde é: “O estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.” Com essa definição, vemos que não é necessário apenas não ter doenças para ser saudável, sendo fundamental estar bem em vários aspectos da vida.
27 curiosidades que você vai gostar
Seguindo essa linha mais abrangente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.
De acordo com o Ministério da Saúde, ter saúde é estar em um estado de completo bem-estar físico, mental e social, ou seja, não é apenas estar livre de problemas ou doenças, mas também ter uma rotina leve, boas relações com as pessoas e equilíbrio emocional.
A saúde consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, no artigo XXV, que define que todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhe e a sua família, saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis.
Saúde e educação são as duas principais políticas públicas do país. São elas que podem produzir um mínimo de igualdade num país tão desigual. Prover saúde pública de qualidade significa garantir e respeitar a dignidade de cada cidadão que integra e constrói a sociedade brasileira.
De forma mais específica, a educação em saúde consiste basicamente no planejamento e na execução de atividades que visam prevenir doenças e suprimir carências das populações, como práticas inadequadas de higiene, que ignoram a importância de cuidados básicos para prevenção e controle de epidemias (CANDEIAS, 1997).
A enfermagem, representada pelos inúmeros enfermeiros, técnicos e auxiliares, é responsável pelo planejamento e execução de diversas ações que visam ao reestabelecimento da saúde do indivíduo. É essencial no processo de organização do sistema de saúde dentro de uma sociedade.
Os profissionais de saúde devem conhecer o contexto social no qual a população está inserida, pois se trata de um fator essencial, pois as ações devem analisar a relação entre a saúde da população, as diferentes condições de vida e o envolvimento da comunidade.
Então, a palavra saúde não deve ser compreendida somente como a ausência de doenças, mas sim ao completo bem-estar físico, mental e social. Quando tratamos de condições de saúde da população, estamos nos referindo à saúde pública. Ela compreende ações que podem ser realizadas tanto pelo governo, como pela comunidade.
A saúde pública no Brasil tem como objetivo promover a melhoria e bem-estar da saúde de todos os seus cidadãos. Segundo a Lei nº 8.080 – de 19 de setembro de 1990 – no Art. 2, a saúde é um direito fundamental de todo e qualquer ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno funcionamento.
Considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde existentes, o SUS é descrito pelo Ministério da Saúde como “um sistema ímpar no mundo, que garante acesso integral, universal e igualitário à população brasileira, do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos”.
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
O Brasil vivencia, hoje, um processo de transição demográfica que impacta diretamente o seu perfil epidemiológico. Com o envelhecimento da população, crescem os índices de doenças crônicas não transmissíveis, como os problemas cardiovasculares e respiratórios, o diabetes e os diversos tipos de câncer.
Também podem ser considerados os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e fatores de risco à população, tais como moradia, alimentação, escolaridade, renda e emprego.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Confira 5 dicas para manter a boa saúdeMantenha um peso saudável. ... Pratique exercícios físicos regularmente. ... Tenha boas noites de sono. ... Reduza o estresse. ... Busque uma alimentação saudável. ... Não exagere na bebida. ... Tenha um acompanhamento médico regular. ... Use protetor solar.
A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Uma doença é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando seu estado normal de saúde. Leia nosso resumo e faça os 6 melhores Exercícios sobre Saúde e Doenças selecionados para você.
Existem vários tipos de indicadores de saúde que podem ser analisados pela alta administração, como por exemplo, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, envelhecimento da população, entre outros. ... Conheça os tipos de indicadores e a importância da sua mensuração na gestão da saúde!
Conheça-os:Saúde, incluindo condições demográficas;Alimentos e nutrição;Educação, incluindo alfabetização e ensino técnico;Condições de trabalho;Situação de emprego;Consumo e economia gerais;Transporte;Moradia, incluindo saneamento e instalações domésticas;
O profissional da área da saúde é uma pessoa que trabalha em uma profissão relacionada às ciências da saúde.
O papel do enfermeiro está focado na prevenção, resolutividade dos agravos á saúde causados pelo processo patológico, quanto também no processo educativo voltado para a atenção integral do paciente, oferecendo-lhe segurança e bem estar, diminuindo a sensação de estresse e sobrepondo-se ao complexo de inferioridade que ...
Como se dirigir a palavra a um vereador?
Por que o gaúcho toma chimarrão?
Quais são as proteínas mais importantes na contração muscular?
Qual é a função do chefe de gabinete?
Como saber o número da CNH pelo Renach?
Porque não consigo gerar Das-MEI 2021?
Porque o apelido da torcida do Corinthians e gambá?
O que significa a figura de lobo?
Como fazer conciliação financeira?
Quando a herança não se comunica?
Qual é o melhor editor de vídeo para PC gratuito?
Quem foi o último faraó da dinastia de Ptolomeu?
Quantos filhos tem Fernanda Tavares?
Quanto posso sair do Brasil com dinheiro?
Quanto tempo tem que retocar morena iluminada?
Quais são os serviços farmacêuticos propostos na RDC 44 09?