Use produtos que não poluam a natureza. – Opte pela lavagem à mão e faça a secagem das peças em ambientes claros e ensolarados. Reforce a limpeza usando um pano levemente umidificado com álcool para a limpeza interna. Mesmo que com pouco uso, os calçados podem veicular micoses.
- Depois das peças lavadas e enxaguadas, elas vão para uma bacia com água morna, vinagre e álcool. E ficam de molho alí por uns 20 min. - Após os 20 min., elas são enxaguadas novamente e levadas para a máquina de lavar. Aí sim a lavagem será tradicional.
Nada de colocá-los na máquina de lavar! Utilize uma esponja macia, remova toda a poeira e, caso necessário, utilize uma mistura de detergente neutro em água para umedecer a esponja e limpar as partes que necessitam de uma limpeza mais pesada. Não mergulhe o seu calçado na água, tá bom?
O álcool também pode ajudar a tirar o mau cheiro, sendo o isopropílico a melhor opção. Borrife ao menos uma vez por semana na parte interna do calçado e deixe em um local arejado.
É fundamental colocar as roupas que foram usadas na rua para lavar com água e sabão na máquina de lavar. O recomendado é não reutilizar as mesmas peças em casa, somente depois que estiverem limpas. Para completar a limpeza, se possível, tome banho ou lave bem as mãos e o rosto.
Couro: dilua em água morna uma quantidade de detergente neutro. Com uma escovinha, passe suavemente pela região externa. Depois, limpe com um pano seco completamente.
1. Como limpar camurça
Recomenda-se usar desinfetante nas roupas que possam estar infectadas por vírus e bactérias e lavá-las com sabão em pó, de preferência com ação bactericida. Pode-se ainda utilizar alvejantes que tenham em sua composição cloro ou água sanitária.
Para desinfetar roupas íntimas é recomendado utilizar na lavagem um sabão bactericida como OMO Antibac , que elimina 99,9% das bactérias e germes, deixando suas peças completamente esterilizadas.
A sola é a parte mais suja do sapato, e muitas vezes a mais esquecida na hora da limpeza. Para higienizar essa área, faça uma mistura caseira de água, um pouquinho de detergente neutro e uma tampinha de álcool. Coloque a mistura em um borrifador e passe na sola com a ajuda de uma escova ou pano. Espere secar completamente antes de guardar.
Para saber como está o processo de secagem, verifique o estado do sapato a cada 20 a 30 minutos. Tenha paciência e arranje alguma coisa para fazer nesse meio tempo. Geralmente é necessário uma ou mais horas para que o calçado fique totalmente seco. Deixe o ventilador perto da janela ensolarada para ajudar o sapato a secar mais rápido.
Os sapatos de tecido não podem ficar molhados, senão, corre-se o risco de manchar o tecido. Por isso, a dica é usar uma escova macia (pode até ser aquela escovinha de cabelo de bebê) levemente úmida com uma mistura de água com duas gotas de vinagre. Passe-a em uma pequena região do sapato e seque o local com secador, logo em seguida.
Além de ser desconfortável usar sapatos molhados, o fungo poderá se proliferar nesse ambiente. Mas, isso pode ser resolvido utilizando várias técnicas para secar seus tênis em poucas horas. O ventilador ou uma secadora podem ajudar a ventilar e secar o calçado mais rápido.
Como se pronúncia sílaba tônica?
O que fazer com a flacidez depois de emagrecer?
Como se prevenir de uma descarga elétrica?
Como se escreve a palavra free shop?
Até quando as empresas podem depositar o FGTS?
Qual significado do redemoinho?
Como se preparar para um jejum de 24 horas?
Como lavar tapete higiênico Bartô?
O que são ondas mecânicas de um exemplo?
O que é um disjuntor motor Como funciona?
Como fazer para delegar tarefas de forma eficaz?
Pode lavar tapete de couro de boi?
Como aumentar o estrogênio naturalmente?
É possível plantar jabuticaba em vaso?
Como saber a hora de replantar uma orquídea?