Ficou conhecida pelo nome de reforma anglicana a decisão do rei inglês rei Henrique VIII, de mudar a religião oficial do país, tornando oficial uma igreja criada especialmente para tal propósito, com ritos similares ao do catolicismo, mas que teria como chefe supremo o monarca inglês no lugar do papa.
A reforma anglicana foi promulgada em 1534 pelo rei Henrique VIII, da Inglaterra. Usa como pretexto a recusa do papa em aceitar seu divórcio da rainha espanhola Catarina de Aragão. Henrique VIII rompe com a Igreja Católica e cria o anglicanismo.
A reforma anglicana proporcionou a Henrique VIII o confisco de terras eclesiásticas e a ampliação de seu poder real. “Com a morte de Henrique, caberia à sua filha, a rainha Elizabeth I (1558-1603), a tarefa de consolidar o anglicanismo como religião oficial da Inglaterra” (AZEVEDO; SERIACOPI, 2008).
Anglicanismo. Os interesses pessoais e políticos motivaram Henrique VIII a romper relações com a Igreja Católica. Ao contrário dos primeiros movimentos protestantes que tomaram conta da Europa no século XVI, o anglicanismo surgiu em torno de questões que envolviam diretamente os interesses da monarquia britânica.
Em 1534, o parlamento inglês aprovou o Ato de Supremacia que anunciou a criação da Igreja Anglicana. O anglicanismo preservara os moldes hierárquicos e a adoração aos santos católicos. No que se refere às suas doutrinas, o anglicanismo incorporou alguns princípios calvinistas.
O Anglicanismo foi criado no século XVI, pelo rei da Inglaterra Henrique VIII. Ele surgiu após a insatisfação do rei com algumas decisões tomadas pela Igreja Católica. O Anglicanismo fez parte do movimento reformista, que buscava confrontar a Igreja, que ficou conhecido como Reforma protestante.
Anglicanismo é a designação de uma tradição dentro do Cristianismo que inclui a Igreja da Inglaterra e outras igrejas historicamente ligadas àquela ou que têm crenças, práticas e estruturas semelhantes. A grande maioria dos anglicanos é membro de igrejas que fazem parte da Comunhão Anglicana internacional. ...
A linha de pensamento do rei entrou em conflito com o Parlamento em 1604. Os puritanos o confrontaram exigindo a reforma da Igreja Anglicana - com a retirada dos rituais - ao mesmo tempo em que os pequenos burgueses pleiteavam mais influência política.
1) Uma das principais consequências da reforma Anglicana foi o fortalecimento da classe burguesa, que aproveitou a brecha entre o conflito entre o rei e a igreja católica, ganhando mais presença na economia, e futuramente ganharia vez no poder, dando início a primeira revolução industrial.
Sob Maria I, o processo de reforma foi revertido e a Igreja da Inglaterra foi novamente submetida à jurisdição papal. Em seguida, Elizabeth I reintroduziu a fé protestante, mas de uma maneira mais moderada.
Entretanto, a Reforma Inglesa — que também abrangeu o País de Gales e a Irlanda — foi em grande parte impulsionada por mudanças na política do governo inglês, às quais a opinião pública foi gradativamente se acostumando.
Principais fatos históricos e acontecimentos da História da Inglaterra: - O território da atual Inglaterra foi habitado pelo povo celta desde meados do século V a.C. - Entre os anos de ocorreu a ocupação romana. A província da Inglaterra foi administrada pelos romanos neste período.
A Pré-Reforma tem suas origens em uma denominação cristã do século XII conhecida como valdenses, que era formada pelos seguidores de Pedro Valdo, um comerciante de Lião, na atual França, que se converteu ao Cristianismo por volta de 1174.
Qual a diferença entre POP IMAP e SMTP?
Como é feita a divisão da literatura brasileira?
Quais são características de Manuel Bandeira?
O que acontece com a falta de vitamina E?
Quantas vezes devo tomar o colágeno tipo 2?
O que é o planejamento financeiro de uma empresa?
O que aconteceu no Dia 23 de junho?
Em que casos é necessário o licenciamento ambiental?
Como acelerar um vídeo no PPT?
Como a aspirina impede a trombose?
O que é liderança Segundo autores?
Quanto o Alasca paga para morar lá?
Qual a diferença entre bem de família convencional é legal?
O que é o nervo Glossofaringeo?
O que fazer para melhorar processos?