Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Art. 1º Esta Resolução tem por objetivo instituir ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde.
O Núcleo fomenta a prevenção, controle e redução de falhas assistenciais, através do monitoramento sistemático dos riscos assistenciais e do compartilhamento do conhecimento dos seus atores.
A segurança do paciente abrange as ações voltadas à redução do risco de dano no cuidado com a saúde. O objetivo é diminuir as ameaças a um mínimo aceitável, especialmente no que se refere à infecção e à ocorrência de eventos adversos, assim como oportunizar a segurança das cirurgias, entre outros.
A importância da Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde. ... A segurança do paciente é a ausência de danos evitáveis ao paciente durante o processo de assistência e a redução do risco de danos desnecessários associados aos cuidados de saúde a um mínimo aceitável.
As seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente são soluções que têm como objetivo promover melhorias específicas em áreas problemáticas na assistência. O objetivo principal é evitar danos ao paciente e, dessa forma, reduzir as consequências negativas de um atendimento realizado de forma insegura.
28 curiosidades que você vai gostar
Metas internacionais de segurança do pacienteMETA 1 - IDENTIFICAÇÃO CORRETA DO PACIENTE.META 2 - COMUNICAÇÃO EFETIVA.META 3 - MELHORAR A SEGURANÇA DOS MEDICAMENTOS.META 4 - CIRUGIA SEGURA.META 5 - REDUZIR O RISCO DE INFECÇÃO ASSOCIADO AO CUIDADO.META 6 - REDUZIR O RISCO DE DANOS AOS PACIENTES RESULTANTE DE QUEDAS.
Reduzir o risco de quedas e lesões por pressão. Avaliar individualmente todos os pacientes e identificar aqueles que apresentam uma propensão maior a sofrerem quedas e lesões por pressão, em função das condições clínicas atuais ou de fatores predisponentes.
Portanto, se seguir os protocolos de prevenção você pode reduzir muito o risco de uma contaminação pelo novo coronavírus. Dados científicos recentes constatam que a transmissão da COVID-19 pode ocorrer mesmo antes do indivíduo apresentar os primeiros sinais e sintomas.
A prevenção de erros de administração de medicamentos é etapa de grande importância para a promoção da segurança do paciente, pois representa a última barreira para evitar que o erro, derivado dos processos de prescrição e dispensação, chegue ao paciente.
Porque o vidro temperado explode?
Quando aconteceu a reforma pombalina?
Qual o significado de recontado?
Significado de outorgantes e reciprocamente outorgados?
O que significa saliento no dicionário?
Quem reveste as fossas nasais?
Qual as doenças que afetam o sistema nervoso?