A humanização na saúde propõe um atendimento mais focado no relacionamento entre os profissionais de saúde e os cidadãos. Aqui, o diagnóstico é facilitado e o médico responsável pode dar atenção ao histórico do paciente, em vez de analisar resultados apenas no momento do atendimento.
Humanização na saúde: como aplicar?
A humanização hospitalar é uma das grandes tendências atuais da assistência em saúde é propiciar uma satisfação maior para todos os envolvidos. Um atendimento desse tipo deve ser personalizado e realizado com sensibilidade para gerar empatia entre profissionais de saúde, pacientes e familiares.
Atendimento humanizado é definido como a habilidade dos profissionais da área da saúde ouvir, aconselhar e respeitar as opiniões dos pacientes para que eles tenham um tratamento com dignidade e sucesso, afirma a fisioterapeuta Jéssica Maria Ribeiro Bacha.
Humanização é o conjunto de valores, técnicas, comportamentos e ações que, construídas dentro de seus princípios, promovem a qualidade das relações entre as pessoas nos serviços de saúde.
Atendimento humanizado é o tratamento baseado no diálogo atencioso com o consumidor. Ele tem como foco fazer resolver os problemas do cliente por meio de respostas acolhedoras. Dessa forma, foge do esquema tradicional de muitos telemarketings que seguem um script rígido ao promover uma comunicação baseada na empatia.
A humanização é um processo que atua nos princípios do relacionamento pessoal, interpessoal e institucional do hospital ou clínica. Por isso, toda a criação do atendimento humanizado está relacionada com a valorização da saúde do paciente e comportamento ético do profissional da unidade de saúde.
Humanização é o conjunto de valores, técnicas, comportamentos e ações que, construídas dentro de seus princípios, promovem a qualidade das relações entre as pessoas nos serviços de saúde.
Lembre-se de que o atendimento humanizado prioriza a atenção exclusiva e dedicada a cada caso. Mesmo em condições clínicas simples e cotidianas, é importante que o paciente tenha um bom atendimento e saia do consultório com todas as dúvidas sanadas. Como vimos ao longo do texto, a humanização na saúde não beneficia somente os pacientes.
Ou seja, humanizar os serviços de saúde depende de uma visão que considera o indivíduo em sua totalidade, mas a sobrecarga de tarefas e as múltiplas responsabilidades dificultam a construção desse olhar sobre o paciente e suas necessidades. Vale destacar, ainda, que o processo de humanização não depende apenas dos funcionários ou do corpo clínico.
Vamos ver, na prática, alguns exemplos de humanização e dicas de como aplicar a humanização nas mais diversas áreas de uma instituição de saúde, desde a recepção, até a UTI. Registrar a ocorrência e mandar o paciente esperar não é atendimento humanizado.
Como funciona o atendimento humanizado? O atendimento humanizado na saúde acontece por meio de uma abordagem individualizada e focada em resolver as queixas dos pacientes. Quando a pessoa procura ajuda médica ela está, muitas vezes, em uma situação delicada e cercada de incertezas. Assim, é natural que fique apreensiva.
Como melhorar o design de sobrancelhas?
Como estimular o funcionamento da vesícula biliar?
Como funciona a compra na Shein?
Como funciona o pagamento de um empréstimo bancário?
Pode pintar a parte interna da geladeira?
Como pintar a sobrancelha de ruivo sem descolorir?
Como calcular o lucro desejado?
Como funciona o plano do governo com as empresas?
Como fazer transversal na unha?
Como se pinta uma armadura no Minecraft?
Como conseguir papagaio no Minecraft?
Como pintar uma parede já pintada com textura?