A importância da diversidade está intrínseca em nosso dia a dia. É na multiplicidade que encontramos oportunidades de aprendizagem e da prática de habilidades diferenciadas: empatia, inteligência emocional e compreensão. O brasileiro experimenta a diversidade em sua rotina diariamente.
Para trabalhar a diversidade no ambiente escolar, o educador pode começar a buscar por nossas próprias origens, como etnia, modo de falar, descendência e ascendência, discutindo-as por meio de uma globalidade de definições e conceitos que esclareçam e fortaleçam as relações humanas e sociais.
A diversidade na educação é uma questão muito importante a ser considerada para que o ambiente escolar seja inclusivo e respeite a individualidade dos alunos, dando espaço aos diversos aspectos cultuais existentes em nossa sociedade.
Dessa forma, a escola forma participantes justos e solidários em sua própria comunidade. Ao conhecer os fatos e compreender a pluralidade que os cercam, os alunos tendem a se sentirem responsáveis pela transformação do seu ambiente e de sua história. A base para lidar com a diversidade em sala de aula é apresentar e esclarecer os seguintes termos:
Afinal, a heterogeneidade não é desordem e caos — é unir diferentes pensamentos, ideais e manifestações que sejam capazes de fortalecer e enriquecer o ser humano. Diversidade não é o desigual, esquisito e deslocado: é promover o resgate da verdadeira raiz da pluralidade de línguas, raças e condutas que não podem ser prejulgadas.
Qual é a primeira lei do grafismo?
O que gera vínculo empregatício?
Como comprar livros da Editora FTD?
Como fazer o taurino sentir sua falta?
O que é o transtorno de conduta?
O que espanta pernilongos e mosquitos?
Como é o processo de fermentação do vinho?
Quais paroxítonas são acentuadas?
Como pegar a CNH provisória Digital?
Quem tomou a vacina pode pegar a variante?
Qual a sensibilidade perfeita no Free Fire 2021?
Pode aplicar Chemitril em galinha?
Qual é a cantora mais rica americana?