Os Jogos Cooperativos são jogos de compartilhar, unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos, tendo pouca preocupação com o fracasso e o sucesso em si mesmos. Eles reforçam a confiança pessoal e interpessoal, uma vez que ganhar e perder são apenas referências para o contínuo aperfeiçoamento de todos.
Pois em todos estes esportes coletivos, cada integrante da equipe exerce uma específica função, que deve funcionar em perfeita sintonia com outro integrante da equipe. É a soma das suas habilidades vezes o seu desempenho, que irá conduzir o time a um objetivo comum que é a vitória.
O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.
Os Jogos Cooperativos surgem como sendo a forma mais adequada para desmistificar o pouco interesse dos alunos nas aulas. Objetiva-se com isto tornar as aulas mais atrativas e interessantes e mostrar que os Jogos Cooperativos proporcionam solidariedade, amizade, lúdico, união e inclusão de todos.
Os jogos Cooperativos têm o objetivo de unir pessoas e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros. As pessoas geralmente participam autenticamente, pois ganhar ou perder não é o que realmente importa, e sim o processo como um todo. ... O jogo cooperativo também ajuda as pessoas a se libertarem da competição.
36 curiosidades que você vai gostar
Nesse sentido, entende-se que a vivência dos jogos cooperativos colaborou para que os educandos repensem valores essenciais à vida, como o respeito ao próximo, a solidariedade, a cultura da paz, e também para desmistificação da ideia de que jogo prazeroso é somente aquele jogado CONTRA o outro, valorizando assim, o ...
Sua principal finalidade é estimular a competição justa entre os participantes e aprender a lidar com vitórias e derrotas.
Os jogos cooperativos são práticas que geram um ambiente de coletividade e ajuda entre os participantes. Seus objetivos focam na resolução de tarefas e desafios com a participação de todos.
O jogo cooperativo busca aproveitar as condições, capacidades, qualidades ou habilidades de cada indivíduo e aplicá-las em um grupo em prol de um objetivo comum. Gera motivação, alegria, participação, respeito às diferenças, união, criatividade, atitudes de empatia, solidariedade, comunicação etc.
Para Almeida (2003), os Jogos Cooperativos promove ao participante uma mudança de sentimentos e emoções intensificando as Habilidades Humanas Page 7 7 Básicas tais como: a alegria, solidariedade, criatividade, confiança, paciência, amizade, comunicação e o respeito visando o objetivo coletivo.
Na realidade, o jogo é uma atividade que possibilita o equilíbrio entre o mundo externo e o mundo interno, canalizando as energias da pessoa e transformando sentimentos de angústia em prazer. Ele ensina as pessoas a competir.
Os jogos populares são de extrema importância na vida das crianças, promovendo uma vivência motora saudável. ... Portanto, para promover resultados positivos na evolução da coordenação motora global e demais fatores relacionados, é essencial o apoio da escola e atuação de professores de Educação Física.
O jogo cooperativo nas aulas de Educação Física busca a participação de todos sem exclusão, independente de sua raça, classe social, religião, etc.; sempre dentro de um ambiente prazeroso, onde as metas do professor e dos alunos estão centradas na união das somas de suas competências individuais na busca de resultados ...
Nas equipes, as pessoas trabalham em conjunto e realizam muito mais do que poderiam fazer individualmente. Este conceito de sinergia é a forma como muitas equipes alcançam o sucesso, como por exemplo, no mundo esportivo. Por muitas vezes, as equipes com os melhores jogadores não ganham os campeonatos.
O esporte também auxilia nas habilidades sociais e emocionais. Em modalidades coletivas, ele promove o espírito de cooperação e empatia. De modo geral, também traz determinação e capacidade de lidar com derrotas. Essas habilidades são importantes para que o seu(sua) filho(a) tenha sucesso na escola e na vida.
Os jogos cooperativos geram motivação, alegria, participação, união, criação, criatividade, contribuições de todos e atitudes de empatia, solidariedade, comunicação e cooperação, características fundamentais para que ocorra um processo de socialização com eficiência.
Então, além de exercitar o raciocínio, melhorar a relação entre as pessoas, praticar a cooperação e a competição, ainda mexe com o seu corpo, diminuindo o risco de desenvolvimento de obesidade, de doenças cardíacas e de diabetes.
4 – Desenvolver para crescer: a competitividade aumenta a produtividade e desenvolve a capacidade do colaborador lidar com crises, de forma rápida e assertiva. Um bom exemplo disso é quando um profissional passa a mudar a forma como entrega as tarefas, pois aprendeu um caminho melhor ao ver outra pessoa se destacando.
O que são jogos cooperativos? Em sua prática, os jogos cooperativos não possuem eliminações, exclusões, vencedores e perdedores. Em geral, o modo como a tarefa se desenvolve e a interação entre os participantes tornam-se o ponto central. Os participantes compreendem-se sempre como parceiros, e nunca como adversários.
Você sabe qual é a principal diferença entre os jogos competitivos e os jogos cooperativos? Enquanto nos jogos competitivos há vencedores e perdedores, sendo divertido somente para alguns, nos jogos cooperativos todo mundo coopera e todos ganham. Muitos participantes têm um sentimento de derrota.
Surgem então os jogos cooperativos que buscam formar alunos com valores diferentes da competição, da segregação e algumas vezes racismo, ajudando as pessoas a se libertarem da competição, seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta em comum, sem agressão física, e cada um no seu próprio ritmo.
Segundo Orlick (1989, p. 123) o principal objetivo dos jogos cooperativos é “criar oportunidades para o aprendizado cooperativo e a interação prazerosa”.
COOPERAÇÃO: É um processo de interação social, onde os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas e os benefícios são distribuídos para todos.
Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário.
O jogo é uma importante atividade na educação de crianças e adolescentes, uma vez que permite o desenvolvimento de diversas áreas como afetiva, motora, social, moral e a própria aprendizagem de conceitos, pois quando se joga exercita-se a curiosidade e o desenvolvimento do pensamento e concentração.
Como prestar atenção na aula chata?
Como identificar um transformador?
Qual o melhor Home Office para trabalhar?
Como vai ficar o documento de veículo?
Como preservar e cuidar da Antártica?
Quando o dente está podre o que se faz?
Como saber se um terreno está contaminado?
Qual o procedimento da ação de exigir contas?
Como ver se o rolamento está bom?
Como prestar serviços para órgãos públicos?
Qual a melhor compressa para dor nas costa?
Como saber se deslocou o tornozelo?
Qual a diferença entre prestador de serviços autônomo e empregado?
Como saber se o transformador suporta?
O que significa presentear alguém com chocolate?
Como saber se o cabelo e liso?