Sintomas de entorse de tornozelo
Em caso de torção, as atividades físicas devem ser suspensas e é preciso evitar apoiar o pé no chão. Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora, aumentando o intervalo entre as compressas para três horas nos dias subsequentes. Lembre-se de enrolar o gelo em um pano úmido, para não queimar a sua pele.
Se era rápida (por exemplo, ao fazer esqui ou ao correr em velocidade), há possibilidade de a lesão ser uma fratura óssea e o tratamento médico ser indispensável. Virar o tornozelo ao trotar ou andar provavelmente causará apenas uma entorse, que sob cuidados adequados, pode ser curada sem intervenção médica.
Forçar uma entorse de tornozelo moderado ou grave costuma piorar a lesão e atrasar a recuperação. A recomendação é evitar colocar peso no pé pelo período de 24 a 48 horas. Além disso, descansar também ajudará a evitar mais lesões. Gelo: Uma compressa de gelo é uma ferramenta comprovada para reduzir a dor e o inchaço.
Entorse por inversão: Acontece quando seu pé vira para dentro e os ligamentos externos são esticados demais. Essa condição provoca uma dor do lado de fora do seu tornozelo. Entorse de eversão: Quando seu pé é torcido para fora e o ligamento interno é esticado. Neste caso, a dor será sentida no interior do tornozelo.
Alguns exercícios também podem ser recomendados para melhorar primeiro a amplitude de movimento e depois alongar e fortalecer o tornozelo, então a fisioterapia pode ser receitada para ajudar a recuperar o pleno uso do tornozelo.