Resumo: A comunicação em saúde é uma peça fundamental para criar uma relação entre profissionais e usuários, especialmente em questões relacionadas com a aprendizagem e com os processos de trabalho em promoção da saúde, prevenção da doença realizados na atenção primária à saúde.
A comunicação entre os profissionais da área da saúde deve ser precisa, completa, sem ambiguidade, oportuna e compreendida por todos. Dessa forma, as instituições de saúde reduzem a ocorrência de erros, resultando na melhoria da segurança do paciente.
Observou-se que a comunicação efetiva é um valioso instrumento de trabalho para a enfermagem, possibilitando acolhimento, humanização, aceitação do tratamento, segurança do paciente, favorece o meio multiprofissional, contribui para continuidade da assistência de alta qualidade.
Para a equipe de enfermagem, a comunicação é uma forma de interação, um meio para o entendimento entre as pessoas e um instrumento para transmitir informações de modo verbal.
A comunicação faz parte dos seres humanos desde antes da formação da sociedade e até os dias de hoje garante com que consigamos transmitir nossas ideias e pensamentos, além de resolver nossos conflitos e ajudar na construção de uma carreira profissional de sucesso.
20 curiosidades que você vai gostar
Mas, a importância da comunicação também se vai acentuando em progressão geométrica, porque a comunicação é que permite ao ser humano viver em grandes agrupamentos, ou seja, permite a vida em sociedade. Toda organização da sociedade humana depende da comunicação.
Ela está presente nos relacionamentos e os torna muito mais saudáveis a partir do que nós falamos e o ouvinte compreende. Nós passamos por alguns maneiras de se comunicar ao longo dos anos até chegarmos no que conhecemos hoje, a denominada comunicação 5.0.
Não é à toa, então, que uma boa comunicação interpessoal passa pela capacidade de realmente ouvir o outro – algo conhecido como “escuta ativa”. Vai muito além de apenas ouvir as palavras que o outro fala, mas sim prestar atenção no tom de voz e na velocidade com que se fala. Se possível, também na linguagem corporal.
A comunicação não verbal ocorre por meio de gestos, códigos sonoros, sinais, expressões faciais ou corporais, imagens ou códigos. Ela abrange a expressão corporal e facial, gestos e reações do corpo a estímulos variados. A comunicação não verbal se apresenta de várias formas, como: Expressões faciais.
Como se chama a Liga Fe-C ferro-carbono?
Quais são as barras do Windows?
Como se chama a brincadeira de amarelinha?
Pode integralizar capital com bens?
Como se chama a cuia do chimarrão?
Como chama a carteira de médico?
Como calcular energia cinética fórmula?
Qual é o nome da Universidade Unopar?
Como se chama a barba no queixo?
Como se chama a brincadeira de Pedrinhas?
Como se chama corretivo no Nordeste?
Qual o prazo para responsabilizar o sócio retirante?
Como se caracterizou a arquitetura em Alexandria?
Quais são as peças de um terno?
Como usar biomassa de banana verde no dia a dia?
Para que serve água com ameixa?
Quantas vezes por semana posso usar a argila branca no rosto?