O jogo das pedrinhas tem vários outros nomes pelo mundo, sendo também conhecido como “cinco marias”, “jogo do osso”, “onente”, “bato”, “arriós”, “telhos”, “chocos”, “nécara”, “Chinas y Chinos”, “Knucklebones”, “Osselet” ou “bugalhos”.
Uma só pedrinha é apanhada e lançada no ar. Enquanto esta pedrinha estiver no ar, o jogador deve pegar duas pedrinhas do chão e depois apanhar a pedra lançada com a mesma mão. Depois de transferir as duas pedrinhas para a mão que não fez o lance, a ação é repetida para recuperar as duas outras pedrinhas.
A brincadeira de Capitão consiste em executar uma sequência de movimentos com as pedrinhas. Há várias fases e ganha quem conseguir executar corretamente todas elas. Quem errar perde a vez, tendo que retomar na próxima rodada de onde parou.
Tem origem na Grécia Antiga. Quando queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da pata de carneiro. Cada lado do ossinho tinha um nome e um valor, e a resposta divina às perguntas humanas era interpretada a partir da soma desses números.
Três-marias Brincadeira que utiliza em seu desenvolvimento cinco ou mais pedrinhas, sementes ou saquinhos contendo areia, arroz, etc. Atira-se uma pedrinha ao ar e, enquanto ela sobe e desce, apanham-se as outras, que estão repousando. Este movimento básico perdura durante todo o jogo, que apresenta jogadas variadas.
Apesar de nós não sabermos as origens das brincadeiras, acabamos aprendendo através de algum familiar que nos ensina como brincar. Isso acontece, na maior parte das vezes, de forma oral, com uma pessoa mais velha dizendo como se brinca ou se joga a uma criança.
Nesta brincadeira, a única regra vigente é fazer valer, na prática, o ditado popular: nunca deixar a peteca cair no chão. Bate-se com a palma da mão de cima para baixo e brinca-se em duplas ou em rodas de três a mais pessoas.
A brincadeira começa com as crianças vão falando 'e-le-fan-ti-nho co-lo-ri-do' sempre passando a bola a cada sílaba. A última criança a receber a bola fala o nome de uma cor. Todas as crianças correm para tocar um objeto com aquela cor e a última criança que tocar uma cor sai do jogo, até só restar um.
"Os pais não têm a mesma habilidade dos filhos para as brincadeiras eletrônicas e os filhos parecem muito ocupados com seus jogos digitais para serem entretidos com brincadeiras antigas. Assim, o elo do lúdico tradicional com o entretenimento infantil atual se rompe", comenta a pedagoga Leila Amaral.
Qual a pontuação por avançar sinal vermelho?
Quais são os possíveis vícios de inconstitucionalidade?
Quantos kg de semente de cebola por hectare?
O que é remédio Antipsicotico?
O que o juiz pode fazer em caso de alienação parental?
Quanto tempo depois de tomar remédio posso amamentar?
O que o Brasil vende para Cuba?
Em que região brasileira predomina a pecuária extensiva?
Qual é o estado menos perigoso do Brasil?
O que a sertralina faz no cerebro?
O que significa tatuagem de um pentagrama?
Como começar uma carta com data?
Como estão as visitas ao santuário de Aparecida?
Quais os principais desafios que os gestores enfrentam?
Qual fruta ajuda a desinchar a barriga?
Quando posso tomar crédito de ICMS de empresa do Simples Nacional?