Eufemismo é uma figura que consiste em abrandar uma expressão desagradável. Assim, “muitos adormeceram para sempre” significa morreram.
São as seguintes: comparação, metáfora, catacrese, metonímia, antonomásia, sinestesia, antítese, eufemismo, gradação, hipérbole, prosopopeia, paradoxo, perífrase, apóstrofe e ironia.
Metáfora. 2-Classifique as figuras de linguagem das frases abaixo: a) Estou sentindo dor na batata da perna. b) Os poemas são pássaros que chegam.
Deixe-a simplesmente metáfora. ... A metáfora é a figura de linguagem identificada pela comparação subjetiva, pela semelhança ou analogia entre elementos.
Gramática. A hipérbole é uma figura de pensamento que se caracteriza pelo exagero proposital em uma declaração.
16 curiosidades que você vai gostar
Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase. Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. Exemplos: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe. ... Exemplos: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.
10 - Gênero pela espécie: Os mortais pensam e sofrem nesse mundo.
Hipérbole. A hipérbole é uma figura de linguagem que expressa exagero. Quando uma pessoa diz “Faz séculos que eu não vou ao cinema”, está usando a hipérbole para indicar que faz muito tempo que ela não vai ao cinema. “Meu amor por você é maior que o mundo” e “Chorei um rio de lágrimas” também são exemplos de hipérbole.
Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.
Catacrese é uma figura de linguagem que consiste no emprego do sentido figurado das palavras.
g) O sol beijava o alto das montanhas. 1. Eufemismo.
Esse recurso estilístico é uma figura de palavra conhecida como metonímia.
Metáfora é uma figura de linguagem em que se transfere o nome de uma coisa para outra com a qual é possível estabelecer uma relação de comparação. Para que a comparação possa ocorrer, devem existir elementos semânticos (relativos ao significado) semelhantes entre as palavras ou expressões em questão.
Figuras de linguagem são recursos usados na fala ou na escrita para tornar mais expressiva a mensagem transmitida. As figuras de linguagem podem ser subdivididas em: figuras de palavras, figuras de pensamento e figuras de construção. ...
Aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia são figuras de som ou harmonia. Essas figuras de linguagem estão relacionadas à sonoridade das palavras.
Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga. A tartaruga é um animal que anda devagar. Ao dizer que uma pessoa correu tão rápido quanto uma tartaruga, o que se quer dizer é que ela andou muito devagar ou mesmo que não correu. Essa comparação invertida é uma ironia.
Anáfora é uma figura de linguagem na língua portuguesa, que consiste na repetição consciente de determinada palavra ou expressão com o intuito de reforçar o seu sentido. A anáfora é um recurso linguístico bastante explorado por vários autores literários, principalmente entre os poetas e músicos.
Exemplos de catacresesDente de alho.Cabeça do prego.Maçã do rosto.Asa da xícara.Céu da boca.Fio de azeite.Pele do tomate.Boca do túnel.
A utilização de duas palavras opostas na mesma frase é conhecida como antítese, como podemos verificar nos seguinte exemplos: Viver e morrer são as coisas mais naturais do mundo. / A alegria e a tristeza fazem parte do meu trabalho.
O que é Metáfora e Metonímia:
A metáfora é uma figura de linguagem que indica duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou ideias. ... A metonímia, também uma figura de palavra, está relacionada com uma relação de contiguidade/proximidade entre duas ideias ou conceitos.
Metáfora é uma figura de linguagem na qual uma palavra é usada para comparar sem que sejam empregado termos comparativos.
Personificação é o ato de conferir características humanas aos objetos inanimados ou ao que é abstrato, como as emoções e animais, por exemplo. Na língua portuguesa, a personificação é classificada como uma figura de linguagem, que também é conhecida como prosopopeia.
Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio! ... Ela apenas utilizou a hipérbole para enfatizar o frio que sente.
Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos que permite essa troca. Ex.: O estádio aplaudiu o jogador. Metonímia é uma figura de linguagem que surge da necessidade do falante ou escritor dar mais ênfase à comunicação.
Tipos de metonímiaO efeito pela causa (ou a causa pelo efeito) ... A parte pelo todo (ou o todo pela parte) ... O autor pela obra. ... O concreto pelo abstrato (ou o abstrato pelo concreto) ... A marca pelo produto. ... O singular pelo plural.O continente pelo conteúdo. ... A classe pelo indivíduo (ou o indivíduo pela classe)
Qual a forma correta de usar meias de compressão?
Como se classifica o contrato de honorários?
O que é uma fonte de um texto?
Quanto tempo da fecundação até a nidação?
O que fazem os fuzileiros navais?
Quais são as ginásticas acrobática?
É possível reconhecer duas companheiras do segurado simultaneamente como dependentes?
Qual o valor para renovar a CNH em Goiânia 2021?
Quais produtos mais vendidos na internet 2020?
Como saber se tem algo de errado na gravidez?