Apóstrofe: figura de pensamento que consiste na interpelação enfática de pessoas ou coisas, reais ou fictícias,presentes ou ausentes: “Ó mar salgado, quanto do teu sal / São lágrimas de Portugal!” Apóstrofo: sinal gráfico ( ) utilizado para indicar a supressão de alguma letra de um vocábulo: Dê-me um copo d água.
Como vimos anteriormente, apóstrofe é uma figura de pensamento usada para dar mais destaque ao texto. Já o apóstrofo é um sinal gráfico ( ) usado para suprimir algumas letras e palavras. Exemplos: copo-d água, pau-d óleo, estrela d alva, caixa d água... Apóstrofe e o apóstrofo são exemplos de palavras parônimas.
Apóstrofo – quando usar? Na língua portuguesa, o apóstrofo é usado para suprimir a vogal de preposições em palavras compostas, como caixa-d água e pau-d arco. Também é utilizado em contrações entre preposições e elementos pertencentes a grupos vocabulares distintos.
Apóstrofe é uma figura de linguagem que está na categoria de figuras de pensamento. É caracterizada pelas expressões que envolvem invocações, chamamentos e interpelações de um interlocutor (seres reais ou não).
Os apóstrofos são simplesmente vírgulas elevadas; as aspas simples também, só que a primeira é invertida. É claro que esta diferença desaparece em certos editores de texto, como o do Stack Exchange, em que fica tudo assim , a menos que copiem do Word, por exemplo, dando isto e isto .
27 curiosidades que você vai gostar
Quando (e como) usar aspas em um texto?1 Para abrir e fechar citações. ... 2 Quando exprimir ironia ou destacar uma palavra ou expressão usada fora do contexto habitual. ... 3 Quando há palavras ou expressões populares, gírias, neologismos ou arcaísmos. ... 4 Para marcar estrangeirismo (quando não há opção de itálico).
Aspas é um sinal de pontuação representado graficamente pelo símbolo “ ”. As aspas são usadas para destacar alguma parte do texto.
A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais. Observe os exemplos abaixo: “A brisa do Brasil beija a balança.” Note a repetição do fonema /b/.
A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”
Como é o nome da nuvem do Goku?
Quais os tipos de biorreatores?
Como mudar a função de uma tecla para outra?
Qual a durabilidade do adesivo perfurado?
Como atualizar o valor de um imóvel adquirido em 1996?
Como fazer o cálculo DSR para horista?
Qual a energia da partícula alfa?
Quais são as 3 três garantias reais previstas no Código Civil?
Quanto custa o remédio Xarelto 10mg?
Quando a dívida pode levar o banco a penhorar os meus bens?
Como flechas na mão do valente assim são os filhos da mocidade?
Pode beber água antes de doar sangue?
O que um verdadeiro amigo faz?
Quem foi o Vice-campeão do The Voice Brasil 2021?