Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr. Richard.
Azul é a cor mais relaxante
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso.
Isso acontece porque a luz emitida pelas telas eletrônicas é azul, o que estimula o cérebro a permanecer mais tempo ativo e, consequentemente, atrapalha a pegar no sono. Hoje, evitar a luz azul é praticamente impossível, mas podemos adotar práticas cotidianas que ajudam a minimizar o seu efeito nocivo.
Fuja da luz azul
A intensidade da luz azul – que se aproxima da luz do céu, do meio dia – pode suprimir a produção de melatonina, enquanto estimula a produção de dopamina, serotonina e cortisol (que nos deixam em alerta).
A luz que ajuda o sono: luz solar
Na medida e do tipo certos, ela pode até mesmo ser uma aliada na hora de dormir. Estamos nos referindo ao sol. Isso apesar de ele poder chegar a ser 200 vezes mais potente que a típica lâmpada branca de escritório. A luz solar aumenta a produção de serotonina no corpo.
29 curiosidades que você vai gostar
8 passos para dormir mais rápido e melhorControlar a respiração. ... Relaxar os músculos. ... Distrair a mente. ... Ouvir música relaxante. ... Concentrar-se em algo. ... Tentar manter os olhos abertos. ... Adequar o ambiente. ... Tomar uma bebida quente.
- Ter um abajur no quarto ajuda na hora de enfrentar a escuridão. - Dormir com a TV ligada não é muito bom, mas alivia o medo. Veja algo divertido e peça para alguém desligar depois que você dormir. - Colar pelo quarto adesivos que acendem no escuro também é uma boa dica.
Azul é a luz que acalma.
Efeitos prejudiciais da luz azul
Excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (p. ex.: catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).
Como montar grupo de emagrecimento no WhatsApp?
Qual é a melhor fita de LED para sanca?
Qual remédio caseiro para tirar mancha do rosto?
Quanto é a hora extra de um motorista?
Pode passar água oxigenada no dente?
Como limpar o tênis Air Max 90?
Quanto tempo leva para fazer uma curetagem?
Quando a divisão não dá exata?
Como tirar Barra File References do AutoCAD?
Como funciona a leitura de um disco de vinil?
Como tirar sombra de maquiagem do sofá?
Quanto o produtor rural paga de imposto de renda?