Ele pode ser instalado sozinho ou em cascata com um DPS Classe I ou com outro DPS Classe II, Repare que em nenhum momento foi dito que a diferença é o valor da corrente de impulso que ele conduz. Um DPS Classe 1 de 40kA tem um objetivo diferente de proteção que um DPS Classe II com os mesmos 40kA.
A Norma ABNT 5410/2004 classifica os DPS, em três níveis de proteção: Classe I, Classe II e Classe III.
Os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) são classificados em tipos I, II e III, em função do conceito de Zonas de Proteção contra Raios (ZPR). Cada tipo de DPS tem uma finalidade especifica e deve ser instalado no local correto, para que ele cumpra as suas finalidades.
O OVR tipo 2 foi projetado para proteger instalações elétricas e equipamentos sensíveis contra surtos indiretos, garantindo baixo nível de proteção (Up). Caracteriza-se por sua capacidade de descarregar em segurança, uma forma de onda de 8/20 µs.
1 – Dispositivo de Proteção contra Surto Tipo 1 Ele protege instalações elétricas contra raios diretos e é capaz de descarregar a corrente de retorno do raio espalhando-se do condutor de terra para os condutores da rede. O DPS tipo 1 é caracterizado por uma onda de corrente de 10/350 µs.
Para especificarmos um Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) precisamos determinar o seu tipo, a sua tensão nominal e a sua corrente de impulso, para um DPS tipo I, ou corrente nominal de descarga para os DPS tipo II.
Classe I: os DPS Classe I permitem eliminar os efeitos diretos causados pelas descargas atmosféricas. O DPS Classe I é instalado obrigatoriamente quando a edificação está protegida por um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), conhecido como para-raio.
O DPS deve ser instalado junto ao padrão de entrada da unidade consumidora (caixa de medição) acompanhado de um adequado aterramento com vistas a desviar eventuais defeitos transitórios á terra.
O DPS classe II é o mais utilizado em residências e pequenos imóveis comerciais, trabalhando como complemento ao modelos classe I, ou ainda na prevenção contra sobretensões de manobra. Demonstração da terceira classe do DPS.
DPS: Classes e Funcionamento Antes de iniciar a instalação do DPS, devemos entender quais são as suas classes e aplicações. Existem três classes de dispositivos de proteção contra surto, que são: classe I, classe II e classe III.
O DPS ainda é um dispositivo que nem todos os eletricistas estão familiarizados, e por não saberem muito dele a maioria das instalações não têm o DPS. E para mudar isso nós vamos explicar o seu funcionamento e as suas respectivas características, além de mostrar como fazer a instalação da maneira correta.
Quando nos referimos à dispositivos de proteção, nem sempre o menor custo é a melhor opção. Um DPS com um baixo custo pode ter uma baixa vida útil, fazendo com que esta economia incial se perca com o decorrer do tempo. Por isso, sempre indicamos que a escolha do DPS seja feita por técnico ou engenheiro eletricista.
Qual a margem de lucro de uma empresa de consultoria?
Para que serve a fita micropore?
Pode portar faca para defesa pessoal?
Como fazer uma denúncia de trabalho infantil?
O que significa placa branca com letras azuis?
Quando deve ser aplicada a pena de deserção?
Qual é a diferença entre TV HD e Full HD?
O que levar na mala de viagem de higiene?
Qual a função do primeiro satélite meteorológico do mundo?
Quais os mecanismos Os neutrófilos usam para matar os microrganismos?
O que significa sonhar que matou um rato?
Qual o destaque que o meio ambiente conquistou a partir da Constituição de 1988?