Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.
As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem a função de substantivo e podem ser classificadas em: subjetiva, predicativa, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta e apositiva.
A vírgula entre orações subordinadas e a principal:
São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem. Podem ser: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais.
No primeiro período, há uma oração subordinada adjetiva desenvolvida, já que é introduzida pelo pronome relativo "que" e apresenta verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo. No segundo, há uma oração subordinada adjetiva reduzida de infinitivo: não há pronome relativo e seu verbo está no infinitivo.
Gramática. As conjunções aditivas são palavras que ligam dois termos ou duas orações de mesma função, estabelecendo relação de adição entre elas. Quando as orações podem ser independentes uma da outra, mas estão ligadas pela conjunção, são chamadas de orações coordenadas.
As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem as funções específicas de um substantivo na relação de dependência com uma outra oração. ... 1 – Oração Subordinada Substantiva Subjetiva é aquela que exerce a função de sujeito da oração principal.
Oração subordinada substantiva predicativa É aquela que exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal. Exemplos: Meu medo é que você não volte.
A vírgula é o sinal gráfico da gramática que possui amplas funcionalidades. Dentre os seus usos obrigatórios incluem a separação de elementos que podem ser listados; de explicações que estão no meio da frase; de adjuntos adverbiais de tempo, modo e lugar; e de orações independentes.
Orações coordenadas assindéticas normalmente são separadas por vírgulas. Nas orações coordenadas assindéticas, o uso da vírgula é necessário. Nas orações coordenadas sindéticas conclusivas, adversativas e explicativas, a vírgula precede a conjunção.
As orações subordinadas podem ser classificadas como substantivas, adjetivas ou adverbiais. Orações subordinadas desenvolvidas e reduzidas. As orações subordinadas podem apresentar-se em duas formas, de acordo com a função que executam: desenvolvidas ou reduzidas.
As orações subordinadas substantivas podem ser classificadas em: subjetiva, predicativa, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta e apositiva. Veja exemplos e tipos: Dinake Núbia Português, Orações Erro
No caso da oração subordinada substantiva predicativa, a função exercida é a de predicativo do sujeito do verbo da oração principal. O predicativo complementa o sujeito quando uma qualidade é atribuída, sendo acompanhado de um verbo de ligação.
Como o próprio nome diz, as orações subordinadas adverbiais exercem a função de verbo e são classificadas em: Causais, Comparativas, Concessivas, Condicionais, Conformativas, Consecutivas, Finais, Temporais, Proporcionais.
O que é infecção bacteriana no sangue?
Quais as fases em que uma doença pode passar explique cada uma delas?
Quantos comprimidos de biotina devo tomar por dia?
Como é o surto da esclerose múltipla?
Como mudar Teams para português?
Como mudar os Sons do sistema no Windows 10?
Quais são os sintomas da H Pylori?
Como planificar uma peça no AutoCAD?
O que é a doença gangrena gasosa?
Como mudar o RG de solteiro para casado?
Como restaurar uma piscina de azulejo?
Como colocar legenda nos filmes da Netflix?
Qual seria a melhor forma de organizar seus gastos?
Como alterar a senha do roteador D-link?