Quando assim classificado, se caracteriza apenas como subordinativas, assumindo as devidas posições: a) Conjunção subordinativa integrante – Introduz uma oração subordinada substantiva. Ex: Analisamos se as propostas eram convenientes. b) Conjunção subordinativa causal – relaciona-se a “já que”, “uma vez que”.
A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.
– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.
a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Ex: Quero saber se ela virá à festa. b) Conjunção subordinativa condicional: introduz orações subordinadas adverbiais condicionais. Ex: Deixe um recado se você não me encontrar.
O uso do “se” como índice de indeterminação do sujeito.
Neste caso, o “se” acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular. A oração também não poderá se converter em voz passiva analítica. Exemplo: Necessita-se de bolsas novas.
18 curiosidades que você vai gostar
Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto. Espero tê-lo ajudado.
Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.
d) Pronome reflexivo – Neste caso, dependendo da predicação a que se relaciona o verbo, o pronome “se” pode exercer a função de objeto direto, indireto ou sujeito de um infinitivo, assumindo o sentido de “a si mesmo”.
Conjunção condicional: 1 caso, na condição de, na hipótese de, no caso de. Conjunção causal: 2 como, dado que, já que, uma vez que, visto que.
O que é sinalização semafórica?
Como saber o diâmetro de um tubo?
O que é sujeito indeterminado exemplos?
O que acontece quando multiplica por menos 1?
Quando a tanatopraxia é necessária?
Quais os tipos de lentes anti reflexos?
Onde está localizado o monte Sião?
Qual o sinônimo de estabanada?
O que é o planejamento da qualidade?
Por que a Áustria declarou guerra à Sérvia?
Tem Copinha e não tem Mundial?
Quanto o carro roda com 1m3 de GNV?
Porque o Kawaki é filho do Naruto?
O que significa compensado no banco?
É melhor sofrer com a verdade do que se iludir com a mentira?
Como limpar cortinas sem tirar da parede?