Em 28 de junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, foi assassinado em Sarajevo, capital da Bósnia, região que fazia parte do império. O assassino era um bósnio de origem sérvia. A Áustria declarou guerra à Sérvia.
No dia 28 de julho de 1914, um mês após o homicídio do arquiduque Franz Ferdinand da Áustria e da esposa por um nacionalista sérvio em Saraievo, a Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia, começando efetivamente a Primeira Guerra Mundial.
Ataque a Belgrado levou potências a acionarem alianças e desencadeou o conflito. Há um século, em 28 de julho de 1914, o Império Austro-Húngaro declarava guerra contra o reino da Sérvia e bombardeou a sua capital, Belgrado.
O assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro foi apenas o estopim para o início da chamada Primeira Guerra Mundial. ... Quem assassinou o arquiduque foi um ativista radical sérvio, por este motivo o Império austro-húngaro exigiu que a Sérvia tomasse providências e entregasse o culpado às autoridades.
Em julho de 1914, as tensões entre a Tríplice Entente (também conhecida por Aliados) e a Tríplice Aliança (também conhecida por Potências Centrais) inflamaram-se com o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do trono Austro-Húngaro, por um nacionalista sérvio bósnio, durante uma visita sua a Sarajevo.
26 curiosidades que você vai gostar
Entre os fatores estão a rivalidade econômica e os ressentimentos guardados por fatos ocorridos no passado, além das questões nacionalistas. O principal estopim da guerra foi Atentado de Sarajevo, capital da Bósnia, em 28 de junho de 1914.
A “Grande Guerra” chegou ao fim em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.
O objetivo era unir os povos sérvios, e se iniciou depois que a Sérvia se libertou do domínio do Império Turco em 1878. Essa proposta iria levar à eclosão da guerra dos Balcãs em 1912-1913, acirrando os sentimentos nacionalistas contra a dominação do Império Austro-húngaro na região.
A luta por uma sociedade moderna, direitos humanos e um Estado-nação na Sérvia durou quase três décadas e terminou com a adopção da constituição em 15 de fevereiro de 1835. Em 1876, o Montenegro, a Sérvia, e a Bósnia declararam guerra ao Império Otomano e proclamou a sua unificação.
Como saber o que é um substantivo?
Como identificar o slot PCI Express?
Como identificar um risco de deslizamento qual órgão público chamar?
Como saber se ele é narcisista?
Como se escreve a palavra peço?
Como Identificar psicopatas no mercado de trabalho?
O que é um protocolo de sepse?
Quantas pessoas tem o nome Enrico?
Como saber se o bezerro é bom?
Como é feito o bordado manual?
Como diferenciar toalhas de banho?
O que é verbo indeterminado exemplos?
Quando e onde surgiram os Jogos Olímpicos?
Quando foi feita a primeira fotografia permanente da história?
Quem foi o criador do software?