O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.
TIPOS DE SUJEITO INDETERMINADO INTRODUÇÃO. ... SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO PLURAL. ... SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO SINGULAR + SE. ... SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO SINGULAR. ... SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA FORMA DO VERBO.
O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não se quer ou não se pode identificar, o que pode acontecer de duas maneiras: 1) na presença de verbo (na 3. ª pessoa do singular) que seja intransitivo, transitivo indireto ou de ligação, acompanhado do pronome "se": Levantou-se mais cedo do que os outros dias.
Tipos de sujeitoSujeito simples. Quando o verbo principal de uma frase faz referência a um sujeito de núcleo único, temos um sujeito simples. ... Sujeito composto. ... Sujeito oculto ou sujeito desinencial. ... Sujeito determinado. ... Sujeito indeterminado. ... Sujeito inexistente (oração sem sujeito)
Sujeito determinado simples
Como o próprio nome já indica, o sujeito determinado é classificado como simples quando possui apenas um núcleo, ou seja, quando o verbo se refere apenas a uma palavra. Veja os exemplos: “Ana comeu todo o bolo sozinha.” “Eles estudaram muito para a prova.”
45 curiosidades que você vai gostar
Pode ser classificado como sujeito determinado simples, sujeito determinado composto, sujeito determinado elíptico (oculto ou desinencial) e sujeito indeterminado.
Os tipos de sujeito se classificam em cinco categorias: simples, composto, indeterminado, oculto e oração sem sujeito. Falando em tipos de sujeito, já estudamos um pouquinho sobre eles. Caso não se lembre, acesse o texto “oração: sujeito e predicado”.
Quando exerce a função de pronome indefinido, o “se” é utilizado com verbos flexionados na terceira pessoa do singular. Esses verbos podem ser intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação. O pronome indefinido é utilizado quando não se quer ou não se pode identificar o sujeito da frase.
Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.
Quando um relacionamento se torna tóxico?
Como foi feito o filho de Thammy?
Como foi construída a ponte do Rio Niterói?
Como se proteger de um assalto na sua casa?
O que fazer quando se tem uma lesão muscular?
Como foi o processo de independência da China?
Como citar pessoa jurídica na petição inicial?
O que precisa para fazer um fantoche?
Para que serve objetos antigos?
Como fazer um diário de leitura acadêmico?
Como é que se faz um fantoche?
O que ganha flush ou full house?
Como Desamassar livro de capa dura?