Apesar da irreal imagem assustadora que infundem os filmes sensacionalistas, segundo Szpilman (1998), a probabilidade de um ser humano ser atacado por um tubarão é duas mil e quinhentas vezes menor do que um ataque de cobra, sendo que 15% dos ataques são realizados pelo tubarão branco.
De acordo com a Caixa, responsável pela operação das loterias, quem faz uma aposta simples (de R$ 4,50) tem uma chance em 50 milhões. Nas contas do matemático Régis Varão, ouvido pela BBC, a probabilidade de ser mordido por um tubarão é cinco vezes maior do que a de ser sorteado na Mega.
Das cerca de 380 espécies de tubarão no mundo, cerca de 80 foram identificadas no litoral brasileiro. Segundo pesquisadores, apenas 12 com registro de incidentes com humanos.
Tubarões brancos, tubarões-touro, e tubarões tigre são as espécies com mais ataques a seres humanos reportados.
Uma pesquisa mostrou que os tubarões brancos não atacam os surfistas e humanos no geral de propósito, mas sim porque eles nos confundem com as focas, umas de suas principais presas.
43 curiosidades que você vai gostar
Existem cerca de 400 espécies de tubarão e, dessas, apenas 33 têm registro de ataques a seres humanos. Após muitos anos de estudo, hoje se sabe que os tubarões não apreciam a carne humana. ... Outras vezes, os ataques podem ter motivos territoriais, como é o caso do tubarão touro ou cabeça chata (Carcharhinus leucas).
Confira abaixo as dicas da profissional Ocean Ramsey para se defender na hora de um ataque de tubarão:Não se afaste. ... Atingir os olhos ou guelras de um tubarão se ele te morder. ... A têmpora do tubarão, perto de seus olhos, também é altamente sensível.
Os pesquisadores da Universidade Macquarie, em Sydney, publicaram um estudo na revista da Royal Society que, na verdade, os tubarões não tem como alvo seres humanos, mas, por conta de diversas condições neurológicas, eles acabam confundido pessoas, especialmente em pranchas de surf, com leões marinhos e focas.
A nova pesquisa se aplica apenas a grandes tubarões brancos, e há outros tubarões, como tubarões-touro e tubarões-tigre, que também ocasionalmente atacam humanos.
O tubarão-branco, também chamado de grande branco, tem a fama de ser o mais feroz e agressivo de todos os tubarões, característico por atacar quem encontra pela frente e acompanhar navios oceanos afora, o que o tornaria um flagelo nos naufrágios.
Em todo mundo ocorrem cerca de 70 a 100 ataques de tubarão por ano, no que resulta, aproximadamente, cinco a quinze mortes. Esses dados são vagos, visto que nem todos os ataques são registrados.
Locais dos ataques de tubarões em 2021
Entre o total de ataques, nove deles foram fatais — incluindo um no Brasil, onde houve três acidentes envolvendo mordidas de tubarão em 2021. Dois desses aconteceram na praia de Piedade, no município pernambucano de Jaboatão dos Guararapes, a cerca de 20 km da capital Recife.
Segundo George Burgess, pesquisador do International Shark Attack File e consultor externo da pesquisa, ocorrem 75 ataques de tubarões por ano, apenas seis fatais. Para ter uma proporção, a humanidade mata cerca de 100 milhões de tubarões anualmente, segundo ele.
"Os tubarões costumam seguir navios atrás de restos de comida e dejetos lançados ao mar e são atraídos até mesmo pelo som do motor." ... "E outro fator que contribui para a ocorrência de ataques é o despejo de esgoto na costa, que atrai peixes pequenos que os tubarões gostam de comer."
Lugares que tiveram mais ataques de tubarão em 2021
Segundo o relatório, a maioria dos ataques aconteceram nos Estados Unidos, onde 42 pessoas foram atacadas. Mais da metade dos incidentes ocorreram no estado da Flórida, que contou com 26 ocorrências.
As probabilidades de ser picado por uma cobra venenosa nos EUA são estimadas em 1 em 37.500. (As chances de ser morto em um acidente de carro são muito mais assustadoras, 1 em 112.) "Ele é um dos caras mais azarados do planeta", diz Burgess.
2. É impossível se esconder da visão de um tubarão, porque seus olhos estão nos lados de suas cabeças e podem ver quase tão bem atrás deles como na frente. Mas eles têm dois pontos cegos: uma na frente de seus focinhos e outra diretamente por trás de suas cabeças.
O cação-lixa (Ginglymostoma cirratum), também encontrado no litoral nordeste, o pequenino cação-frango (Rhizoprionodon lalandii) e o tubarão-martelo (Sphyrna sp.), presentes na costa sul e sudeste, são reconhecidamente inofensivos, assim como muitas outras espécies.
Olhos, focinho e fendas branquiais são pontos fracos da fera
Os tubarões preferem atacar de baixo para cima ou no mesmo nível da vítima.
Fique longe da água se souber que há tubarões presentes e saia da água se os animais forem avistados ali perto. Se vir um tubarão, fique onde está, o mais quieto possível. A maioria dos tubarões ficará apenas curiosa e provavelmente vai embora por conta própria. Tente permanecer calmo.
Se encontrar uma onça, é importante manter a calma e se afastar lentamente, sem dar as costas e nem se abaixar. Caso ela comece a se aproximar, é possível levantar os braços e fazer barulhos bem altos, para parecer maior e tentar assustá-lo.
Em uma pesquisa recente, quase 70% dos brasileiros não sabem que carne de tubarão é vendida como cação. Essa desinformação afeta na preservação das espécies de tubarões. Além de ser um problema na saúde da população, pois carne de tubarão pode conter altos níveis de metais pesados.
Ainda sem nenhuma explicação científica, está também o fato de que urubus e abutres apresentam certo receio de se alimentar de carne humana, preferindo a carne de outros animais e não a humana.
Porque o tubarão não come carne humana? - ISTOÉ Independente.
Aproximadamente 100 milhões de tubarões são mortos por humanos todos os anos, com uma estimativa de 73 milhões desses sendo vítimas do comércio de barbatanas de tubarões. A prática de retirar a barbatana de um tubarão é cruel e não regulada.
Para que serve um sensor ultrassônico?
Como é feita a esterilização por radiação ionizante?
Qual a função do ímã no motor elétrico?
Qual a potência de um terremoto?
Como é a promoção da Vivo Recarregue e Ganhe?
O que é sensor óptico-reflexivo?
O que precisa para abrir um restaurante popular?
Como ligar dois motores no mesmo inversor?
Como o sensor de digital funciona?
O que é um potenciômetro e como ele funciona?
Como faço para requerer um terreno da prefeitura?
Como funciona a radiação térmica?