Elas foram classificadas em seis diferentes “rituais corporativos”.
Os Rituais em uma organização podem ser definidos como as várias formas de manifestação de sua cultura através das atitudes e comportamentos dos colaboradores, nas mais diversas situações dentro do negócio: estratégias, celebrações, contratações, demissões, etc.
Como os rituais impactam na cultura organizacional Simbolicamente, os ritos são oportunidades para expressar emoções e crenças, quando identidades podem ser formadas e alteradas. ... De modo geral, os rituais contam com um lado mais lúdico e criativo, dramatizando valores básicos e compartilhando experiências.
Um ritual é um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente imbuídos de um valor simbólico, cuja performance é, usualmente, prescrita e codificada por uma religião ou pelas tradições da comunidade.
De acordo com Johann (2004), as cerimônias, ritos e rituais são atividades planejadas que buscam ilustrar de forma prática e tangível a cultura da empresa. São eventos coletivos que unem pessoas que compartilham os mesmos valores culturais.
Os Ritos de Gestão são rituais ou cerimônias planejadas que visam acompanhar, controlar, alinhar e fortalecer o Planejamento Estratégico vigente. Eles podem ser diferentes práticas e formatos, como reuniões de equipe, formulários e questionários e até mesmo informativos ou canais de comunicação.
Os ritos atualizam mitos, reforçando, assim, os fundamentos e as forças aglutinadoras que justificam a existência das organizações. Na base dessas práticas encontramos uma tendência unificadora do mundo, herdada da mitologia clássica, que está na origem da necessidade de comunicar.
Os rituais – sejam eles festivos, militares ou religiosos – têm como marca comum a repetição e oferecem uma sensação de segurança, não apenas por sua familiaridade, mas porque promovem um sentimento de coesão social. Eles demonstram a ordem e a promessa de continuidade desses grupos.
Demissão ou rito de degradação: esse rito é o que tem menos atenção nas empresas, mas é tão importante quanto os demais. A forma como o empregado sai da empresa pode contribuir muito no processo de aceitação e superação dessa fase difícil.
Simbolicamente, os ritos são oportunidades para expressar emoções e crenças, quando identidades podem ser formadas e alteradas. Nas empresas, os rituais, especialmente os de gestão, têm a ver com as relações interpessoais e sua sintonia com os objetivos da organização (ou seja, aparentemente simples, mas com potencial de alto impacto).
Você pode não perceber, mas sua trajetória e sua rotina são repletas de rituais: aniversário, formatura, casamento, assinatura de contratos, entre outros. A maioria deles parece mera celebração, porém, os ritos estão inundados de simbologia e você pode se impressionar com o quanto isso é verdade também para a sua empresa.
De modo geral, os rituais contam com um lado mais lúdico e criativo, dramatizando valores básicos e compartilhando experiências.
Freitas (2010) define rituais, ritos e cerimônias como atividades planejadas que manifestam o lado concreto da cultura organizacional. Ainda menciona:
Como funciona a memória virtual *?
Como emitir certidão de aprovação na OAB?
Como funciona o plano de crescimento Natura?
Como consultar inquérito policial Digital?
Quando cabe reabilitação profissional?
Como conseguir certificação Microsoft Excel?
Como ocorrem a broncoconstrição E a Broncodilatação?
É possível ganhar massa muscular apenas com a alimentação?
Como faço para obter uma resposta do meu subconsciente?
Como funciona um portão eletrônico?
Quantos países ainda têm pena de morte?
Como tirar encardido de calçada?
Quais são os processos de expedição?
Como usar Basacote nas suculentas?
Como funciona o divórcio extrajudicial?