. a identidade social positiva está ligada à comparação positiva que o indivíduo faz de grupos aos quais se vincula; ... quando a identidade social for insatisfatória, o indivíduo abandona o seu grupo e busca vinculação em outros grupos.
Ou seja, a construção da identidade ocorre de forma gradativa no contexto relacional e, é considerada como um processo contínuo. É, assim, através da socialização que os indivíduos vão adquirindo novas maneiras de agir e pensar ativando a sua identidade pessoal e coletiva.
A identidade social é o sentimento de identificação com um determinado grupo social. É a importância que o grupo ao qual pertencemos tem para nós. Quanto mais nos identificamos com o grupo, mais ele definirá a nossa personalidade. As normas e os valores do grupo serão compartilhados pelos seus membros.
A teoria sociológica distingue duas apreensões: a identidade social e a autoidentidade. A identidade social refere-se às características atribuídas a um indivíduo pelos outros, o que serve como uma espécie de categorização realizada pelos demais indivíduos para identificar o que uma pessoa em particular é.
Em filosofia, a questão da identidade pessoal diz respeito às condições sob as quais uma pessoa em um momento é a mesma pessoa em outro momento. Uma análise da identidade pessoal fornece um conjunto de condições necessárias e suficientes para a identidade da pessoa através do tempo.
A teoria da identidade social tem sua origem na psicologia social e busca compreender quais aspectos psicológicos unem um grupo e o que faz com que ele seja reconhecido enquanto tal por outros.
Segundo os fundadores da Teoria da Identidade Social, os teóricos Tajfel e Turner, as pessoas vão se enquadrar em diferentes tipos de identidade social segundo as características principais que se dão por três bases: Categorização Social: a pessoa geralmente vai ter uma dimensão cognitiva onde organiza o seu próprio mundo social;
Por exemplo, uma pessoa pode ser em seu ambiente de trabalho médico, mas no âmbito familiar pode ser um irmão e pai. Logo, as pessoas possuem múltiplas identidades porque pertencem a diferentes lugares, desempenham diferentes papéis e são um complexo de características.
A teoria da identidade socialtem sua origem na psicologia sociale busca compreender quais aspectos psicológicos unem um grupo e o que faz com que ele seja reconhecido enquanto tal por outros.
São cultural, social e historicamente impostas aos indivíduos pela socialização e pelo consenso que satisfaz ou não as necessidades individuais (TURNER, 1977, 520). Porém, apesar dos sacrifícios, das divisões, das diferentes questões, próprias dos indivíduos de uma nação, existe algo que cria um critério de identidade.
É seguro publicar livro no Wattpad?
É cabível concurso de pessoas nos crimes funcionais?
Como calcular o índice de construção?
Onde fica armazenada a água no solo?
Como publicar um livro na internet?
Como calcular o limite de plasticidade?
Como é feito o arquivamento do inquérito policial?
Como calcular o tempo de uma queda livre?
Como é o movimento dos cometas?
O que é comportamento operante behaviorismo?
Qual é a modalidade do karatê?
Como fazer uma tutela de urgência?
Como fazer o cálculo do IRPJ e CSLL lucro Real?
Como publicar extrato de contrato?
Qual o melhor anticoagulante usado na coleta de sangue para hemograma de uma ave?