As equações químicas são representações gráficas das reações químicas que ocorrem entre os diversos elementos presentes na Tabela Periódica. Elas são formadas por átomos, moléculas, e se apresentarem íons são chamadas de equações iônicas: H2(g) + O2(g) → H2O (l) – equação comum. H+ + OH-→ H2O – equação iônica.
Na química inorgânica podemos classificar as reações em quatro tipos diferentes: Reações de síntese ou adição. As reações de síntese ou adição são aquelas onde substâncias se juntam formando uma única substância. ... Reações de análise ou decomposição. ... Reações de deslocamento. ... Reações de dupla-troca.
A equação química é uma representação internacional das reações químicas. Nela são colocadas todas as informações em uma única linha por meio de símbolos.
Reação de síntese ou adição: são aquelas que duas ou mais substâncias originam um único produto. Reação de análise ou decomposição: nessa reação uma única substância gera dois ou mais produtos. ... Reação de dupla troca: dois reagentes reagem formando dois produtos.
Através da Equação Química é possível saber o estado físico do átomo participante da reação, através das letras respectivas entre parênteses: Gás (g), Vapor (v), Líquido (l), Solução aquosa (aq), Sólido (s), Cristal (c).
22 curiosidades que você vai gostar
Para fazer o acerto dos coeficientes das reações químicas, utilizamos o método das tentativas, que consiste apenas em contar o número de átomos dos reagentes e dos produtos. Para facilitar, podemos começar acertando os metais. Em seguida os ametais, depois oxigênio e por último o hidrogênio.
Para representar a reação química, utiliza-se uma seta apontando para o lado direito, indicando a transformação. Em cima da seta, são utilizados alguns símbolos indicando as condições nas quais a reação deve ocorrer.
As equações iônicas são aquelas equações químicas que envolvem íons. Elas podem ser reduzidas se desconsiderarmos os íons espectadores. ... Desse modo, a equação iônica é a equação química em que aparecem íons, além de átomos e moléculas.
Existem muitos exemplos de reações químicas no cotidiano. Entre eles estão a formação da ferrugem num pedaço de palha de aço, o apodrecimento dos alimentos, a produção de húmus no solo, a queima de gás num fogão e de gasolina, álcool ou óleo diesel no motor de um veículo.
Por exemplo, quando cortamos um pedaço de madeira, ela sofreu uma transformação, mas foi um fenômeno físico, porque ainda continua sendo madeira, a sua constituição é a mesma do início. Por outro lado, uma transformação ou fenômeno químico ocorre quando a natureza ou composição da matéria é alterada.
Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento. É o caso, por exemplo, das combustões. Por outro lado, a sensação de frio que sentimos ao sair de um banho, ou quando pegamos um cubo de gelo, está associada a processos endotérmicos.
Fenômenos químicos ocorrem quando há alteração da natureza da matéria, isto é, da sua composição. Dizemos que ocorreu uma reação química, pois novas substâncias foram originadas. Por exemplo, considere uma lata de ferro que é deixada por alguns dias ao ar livre. Com o tempo, ela começa a enferrujar.
Tipos de Transformações Químicas
As mudanças em um material podem acontecer das seguintes formas: por junção de substâncias, por ação da luz, por ação do calor, por ação mecânica e por ação da corrente elétrica.
As equações químicas são representações gráficas das reações químicas que ocorrem entre os diversos elementos presentes na Tabela Periódica. Elas são formadas por átomos, moléculas, e se apresentarem íons são chamadas de equações iônicas: H2(g) + O2(g) → H2O (l) – equação comum.
Equação iônica simplificada – são apresentados somente os íons e os compostos moleculares que participam efetivamente da reação. Toda equação química deve ser balanceada. O mesmo número de átomos de cada tipo deve aparecer tanto do lado dos reagentes, quanto do lado dos produtos.
A estequiometria corresponde aos cálculos de massa, de mol e de volume das substâncias de uma reação química, com base na proporção dada pelos coeficientes da equação. Na Química, assim como em muitos ramos de nossa sociedade, os cálculos estão muito presentes.
Na equação molecular de uma reação, todos os reagentes e produtos são representados como moléculas neutras (até mesmo compostos iônicos solúveis e ácidos fortes). Na equação iônica completa, compostos iônicos solúveis e ácidos fortes são reescritos como íons dissociados.
Em uma equação química os sinais e a seta têm significado diferente dos sinais apresentados pela matemática. O sinal + representa as substâncias que foram colocadas em contato e a seta indica que há uma transformação , produzindo outras substâncias.
Método algébricoConferir uma letra como coeficiente algébrico de cada átomo;Escrever uma equação para cada elemento, igualando o número de átomos no reagente e no produto;Conferir um valor aleatório para cada uma das letras e resolver as equações;Substituir os coeficientes algébricos pelos valores encontrados.
O balanceamento é feito transpondo o índice do hidrogênio no reagente e usando-o como coeficiente no produto que tem átomos desse elemento. Como no produto tem-se 2 átomos de hidrogênio, inserimos um número como coeficiente que multiplicado por 2 obtém-se como resultado 8 átomos de hidrogênio, por isso escolhemos o 4.
Exercícios sobre balanceamento de equações químicas1º passo: Atribuímos letras para facilitar a compreensão da equação.2º passo: somamos os índices para saber quem tem maior número de átomos na equação.3º passo: Balanceamos o elemento A transpondo os índices e transformando-os em coeficientes.
Quais os vários Tipos de Transformação?Transformação Operacional. Ocorre sistematicamente em todas as empresas que se mantêm competitivas e que procuram fazer o mesmo, cada vez melhor, mais depressa e mais barato. ... Transformação Core. ... Transformação Estratégica.
As transformações químicas, também definidas como reações químicas, consistem na transformação de novos produtos originados a partir de substâncias que foram submetidas a alterações das suas características iniciais, chamadas de reagentes.
- Solidificação: mudança do estado líquido para o estado sólido; - Sublimação: mudança do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa. 2- Reação Química: onde a transformação altera a espécie da matéria envolvida.
A matéria após sofrer uma reação química (um fenômeno químico), não pode mais tornar a ser como era anteriormente. Exemplos: Mudança de cor: Colocar fogo no papel, na madeira ou no carvão; água sanitária em tecido colorido; queima de fogos de artifício. Efervescência: bicarbonato de sódio (fermento)+ (vinagre)
Como consumo pode afetar a vida cultural?
Como que está relacionado o conjunto de movimentos realizados pelo homem primitivo?
Como se manifesta a dualidade própria do conflito do homem barroco na pintura de Caravaggio?
Como raspar o cabelo feminino?
Como usar o óleo essencial de limão siciliano?
Como podemos utilizar o conceito do fair play no nosso Dia-a-dia?
Quantas cápsulas de óleo de prímula devo tomar por dia?
Qual é a relação entre consumo e felicidade?
Como usar o óleo de cravo para dor de dente?
Como usar o óleo de copaíba para hemorróidas?
O que o óleo de abacate faz no cabelo?
Quando devemos usar o Causative Form?
Como usar Ágar-ágar no lugar da gelatina?
O que tira mancha de açafrão de plástico?
Como saber o número de inscrição da dívida ativa?
Como usar o óleo de copaíba para gripe?
Como tirar manchas de tinta de tênis?