O prensa-chapas tem a função de manter a chapa sob pressão para fazer com que ela deslize apenas para o interior da cavidade da matriz, sem formar rugas.
O prensa-chapas de uma ferramenta de estiramento é um dispositivo um pouco diferente do prensa-chapas no embutimento, embora sua função seja a mesma: controlar o fluxo de material de modo a evitar rugas.
Também chamado de punção, o repuxo é usado para rebater pregos, de modo que penetrem totalmente na madeira, possibilitando melhor acabamento da superfície. Dependendo do seu tipo, o martelo pode ser usado para pregar, despregar e bater direta ou indiretamente na madeira, com diferentes finalidades.
O PROCESSO DE ESTAMPAGEM DE METAIS. O processo de estampagem de metais tem como principal objetivo desenvolver um grande volume de produtos e peças com exatidão e de maneira ordenada, otimizando tempo.
Quando o punção ou a lâmina inicia a penetração na chapa, o esforço de compressão converte-se em esforço cisalhante (esforço cortante) provocando a separação brusca de uma porção da chapa. No processo, a chapa é deformada plasticamente e levada até a ruptura nas superfícies em contato com as lâminas.
31 curiosidades que você vai gostar
Como escolher o tipo de corte de chapa certo?Corte de chapa a laser. O equipamento que realiza esse tipo de corte tem um mecanismo que concentra feixes de luz altamente focalizados. ... Corte de chapa plasma. ... Oxicorte. ... Corte de chapa por jato d água. ... Cisalhamento ou Guilhotina.
A furação de chapas realizada por puncionamento pode causar uma conicidade no furo estampado devido à folga entre punção e matriz de corte. A falta de controle dos parâmetros e as variações do diâmetro inicial e final dos furos podem inviabilizar a utilização deste método.
Estampagem consiste em todas as operações de corte e conformação de materiais metálicos planos, a fim de lhe conferir a forma e a precisão desejada, sem a presença de defeitos superficiais (Ex: rugosidades ou riscos) ou estruturais (Ex: trincas).
A estampagem se baseia em aplicar uma força sobre uma chapa metálica (normalmente aço de baixa liga) e moldá-la ao formato desejado. Existem alguns procedimentos que são mais utilizados, tais como: estampagem profunda ou repuxo profundo, estampagem envolvendo corte e dobramento.