O repertório cultural é uma competência que precisa ser abordada desde a infância, dando uma compreensão maior para os estudantes sobre a sociedade. O desenvolvimento das crianças no período escolar envolve a absorção de diversos conteúdos diferenciados, visando uma formação completa.
Como aumentar o repertório cultural dos estudantes?
“Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural” é assim que a Base Nacional Comum Curricular específica a competência que ficou conhecida como “repertório cultural.
De forma prática, para ampliar o repertório cultural dos alunos, devem ser propostas atividades que contemplem a cultura de modo geral, como:
Existem muitas definições do que seja, mas competência intercultural inclui, no mínimo, uma série de aptidões que demonstram uma capacidade de se comunicar com eficácia e de desenvolver relacionamentos em outra cultura.
Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.
Entre as atividades desenvolvidas pela escola que contribuem com a formação do repertório cultural, podemos citar:
Ir ao cinema, ouvir podcasts, baixar ou fazer playlists em plataformas de streaming, ir a espetáculos e demais apresentações artísticas. Todas essas ações são exemplos de consumo de cultura, responsáveis pelo repertório de cada indivíduo.
3. Repertório Cultural — Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. Objetivo: Fruir e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4.
A seguir 10 dicas para aumentar o seu repertório:
Entre as atividades desenvolvidas pela escola que contribuem com a formação do repertório cultural, podemos citar: Um ambiente escolar que se preocupa com o fortalecimento do repertório cultural das crianças está proporcionando uma série de benefícios para os pequenos. Entre os principais, estão: formação da intelectualidade.
Por que o repertório cultural é fundamental para o desenvolvimento das crianças? Índios, portugueses, japoneses, italianos, libaneses, entre muitos outros povos convivem diariamente nas ruas paulistanas. Diante disso, assimilar tamanha diversidade e construir, desde cedo, um repertório cultural é mais que necessário.
É no colégio que muitas crianças têm seu primeiro contato mais próximo com expressões culturais, como artesanatos, músicas folclóricas, danças típicas, apresentações teatrais e muito mais. Com isso, os pequenos também aprendem a se apropriar do meio cultural em que se inserem.
Respeito à diversidade cultural: experimentar diferentes vivências culturais e compreender a importância de valorizar identidades, tradições, manifestações, trocas e colaborações culturais diversas. 6.
A partir de quantos anos pode viajar sozinho?
Qual o segredo da longevidade da rainha Elizabeth?
São quantas matérias do ensino médio?
A partir de quantas semanas pode nascer o bebe?
Como ordenar fotos por nome android?
O maior prédio do mundo tem quantos andares?
O que ocorre na fase de Morula?
Quais são os animais que são vivíparos?
O que posso usar no lugar do creme de leite fresco?
Quem foi a primeira mulher brasileira medalhista em uma Paralimpíadas?
O que a Bíblia fala sobre instrumentos?
Para que serve a proteína actina?