O que é o construtivismo? Desenvolvido pelo psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget, no início da década de 1920, o construtivismo considera que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deve criar métodos que estimulem essa construção.
O construtivismo entende que a interação com o meio é fundamental para o processo de aprendizagem, por isso, nesta linha educacional, o ambiente é um elemento que contribui para a percepção das formas e para a cognição dos alunos.
As principais características do movimento construtivista foram: Rompimento com a arte clássica, tradicional e acadêmica. Utilização de outros suportes, colagens e objetos (pré-fabricados e de uso comum: madeira, plástico, ferro, vidro, arame, etc.)
Pode –se concluir que para alguns teóricos como Piaget, Vygotsy, bruner e Ausubel construtivismo é uma teoria, que procura descrever os diferentes estágios pelos quais passam os indivíduos, no processo de aquisição de conhecimentos, de como se desenvolve a inteligência humana e de como o individuo se torna autônomo.
O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).
41 curiosidades que você vai gostar
Enquanto que nas escolas tradicionais o foco do aprendizado é o conteúdo, sempre passado por um mestre à frente da sala, o método construtivista se trata do desenvolvimento do conhecimento por meio da interação do aluno com o meio em que vive. A abordagem tradicional é muito comum no ensino.
A base da abordagem construtivista consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar “aprender a aprender”.
No entanto, o sentido atual do termo construtivismo centrado na criação ativa pelo sujeito das representações do objeto do conhecimento é fruto da obra de Immanuel Kant e sua "revolução copernicana". O termo construtivismo só surge em 1967 na obra de Jean Piaget.
Construtivismo é um termo adotado por diversas abordagens filosóficas contemporâneas. Surgiu com a obra de Piaget, e desde então vem sendo apropriado por abordagens das mais diversas orientações ontológicas e epistemológicas.
Jean Piaget: conheça a história do criador da teoria Construtivista.
Caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem e a tipografia sem serifa. O construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno e está inserido no contexto das vanguardas estéticas europeias do início do século XX.
Fez parte da vanguarda artística europeia
Ele foi fruto das vanguardas europeias do século XX, além de ter tido forte influência da arquitetura. Entre os seus princípios construtivistas estava a negação de uma forma de arte “pura” e a contestação da ideia de que a arte era um elemento de criação separado do cotidiano.
Portanto o processo de alfabetização construtivista está relacionado a construção em que a criança realiza uma série de esquemas conceituais, ou seja, são ideias próprias que ela testa e se refletem no nível das operações mentais.
As 4 fases do desenvolvimento cognitivo infantil segundo PiagetEstágio sensório-motor (0 a 2 anos): ... Estágio pré-operacional ou simbólico (2 a 7 anos): ... Estágio operatório concreto (7 a 11/12 anos): ... Estágio operatório formal (a partir de 12 anos): ... E o desenvolvimento infantil na pandemia?
O sócio-construtivismo é uma teoria que vem se desenvolvendo, com base nos estudos de Vygotsky e seus seguidores, sobre o efeito da interação social, da linguagem e da cultura na origem e na evolução do psiquismo humano.
O que é o construtivismo? Desenvolvido pelo psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget, no início da década de 1920, o construtivismo considera que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deve criar métodos que estimulem essa construção.
Movimento artístico de vanguarda, o construtivismo surgiu na Rússia, no início do século XX, e se estendeu pela Europa. O seu aparecimento está ligado ao desenvolvimento da ciência e ao surgimento de máquinas. Alguns de seus princípios básicos é o emprego de materiais industriais, a eliminação da massa e do pedestal.
O principal expoente do pensamento construtivista é o psicólogo e educador suíço Jean Piaget, que defendia o processo educativo como um acontecimento a partir de diferentes etapas. Dessa forma, acredita-se que o aprendizado é construído pelo estudante a partir de estímulos promovidos pelos educadores e escola.
Carretero, Emilia Ferreiro, Delia Lerner e Constance Kamii são autores que se voltaram às práticas educativas inspirados no modo como o construtivismo aponta que apreendemos o mundo.
Portanto, a perspectiva interacionista, cujos fundadores principais são os teóricos Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934), coloca o aluno no centro do próprio aprendizado. Objetivo é estimular o estudante a exercer o protagonismo e a aprender a pensar, refletir e questionar.
Proponha atividades estimulantes. Promova atividades que estimulem o interesse dos alunos, incentivando o uso da criatividade e da construção de hipóteses acerca de um conhecimento.. Brincadeiras, jogos e tarefas diferenciadas são uma excelente opção.
Escola Sócio-construtivista
Para os sócio-construtivistas, o papel da linguagem é fundamental e esta pedagogia acredita que o aluno aprende através da interação com grupos sociais, outros alunos e professores – estes, aliás, atuam como mediadores entre o a criança ou adolescente, seus conhecimentos e o mundo.
O aprendizado pela prática
Se outros métodos incentivam os alunos a ler textos muito simples ou simplificados para fins didáticos, e a escrever textos também muito curtos e bem simples para evitar erros, na alfabetização construtivista os alunos serão incentivados a interagir com textos simples, porém autênticos.
Dependendo do ponto de partida, ou seja, da unidade linguística analisada, os métodos sintéticos podem classificar-se em: alfabético (ou da soletração), que parte dos nomes das letras; fônico, que parte dos sons correspondentes às letras; e silábico, que parte das sílabas.
A linha construtivista pressupõe o envolvimento pleno do aluno na construção do conhecimento. ... Enquanto mediador, cabe ao professor a função de lidar com processos complexos de aprendizado e estimular o debate que aguce o senso crítico e a percepção de cada aluno.
Como ocorre a reciclagem da matéria?
O que caracteriza uma substância ácida?
Qual a importância da prática de atividade física em meio à natureza?
O que fazer para preservar o património imaterial?
Como fazer o sabão com gordura?
Como solicitar Inscrição Estadual al?
Qual a relação da TPM com os sistemas de gestão da qualidade?
Como funciona o lucro da bolsa de valores?
Qual a relação do frevo com a Educação Física?
Como conseguir o tom caramelo?
Quais os benefícios da previdência privada?
Qual a importância da preservação da língua e da cultura indígena brasileira?
Onde se encontra corrente alternada?