Os satélites da série SCD – Satélite de Coleta de Dados, SCD-1 (lançado em 1993), SCD-2A (1998) e SCD-2 (1997) e os satélites da série CBERS – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, CBERS-1 (lançado em 1999), CBERS-2 (2003), CBERS-2B (2007), CBERS-3 (a ser lançado em 2012) e CBERS-4 (a ser lançado em 2014).
Amazonia-1, o 1º satélite 100% brasileiro, é lançado com sucesso de base indiana. O Amazonia-1, primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, foi colocado em órbita na madrugada deste domingo (28).
O Brasil tem hoje nove satélites artificiais ativos, todos feitos ou operados em parceria com outros países. Ter tecnologia espacial própria significa maior autonomia, segurança e desenvolvimento econômico. Existem hoje cerca de 20.232 objetos lançados pela humanidade no espaço.
Após um adiamento por questões técnicas de segurança, o nanossatélite brasileiro NanoSatC-Br2 foi lançado com sucesso na madrugada desta segunda-feira (22), a bordo do foguete russo Soyuz-2.
O satélite brasileiro Amazônia-1 foi lançado para o espaço com sucesso. O lançamento ocorreu no Centro Espacial Satish Dhawan, na ilha de Sriharikota, na Índia. Este é o primeiro satélite totalmente feito no Brasil a entrar em órbita. O satélite tem como objetivo observar e monitorar o desmatamento da região amazônica.
40 curiosidades que você vai gostar
Batizado de Amazonia 1 (sem acento), o artefato foi desenvolvido nos laboratórios do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e terá como missão monitorar os recursos naturais do país.
Atualmente, o sistema é formado por dois satélites, SCD -1 e SCD – 2, que foi lançado em 1998.
Até 2009 já foram mais de 4 900 lançamentos e somente seis por cento dos satélites que continuam em órbita estão em funcionamento. Muitas explosões e fragmentações aconteceram durante diversos lançamentos, o que resultou na formação de destroços espaciais.
Há mais de 6.000 satélites a orbitar em torno da Terra, mas a maioria já é “lixo espacial”
Satélites Naturais do sistema solar
As maiores são Ganímedes de Júpiter, Titã de Saturno, Calisto e Io de Júpiter, a Lua da Terra, Europa de Júpiter, Tritão de Netuno e Titânia de Urano. No total o nosso sistema solar possui mais de 200 satélites naturais.
A Lua é o único satélite natural da Terra, enquanto outros planetas são cercados por diversos desses astros. Júpiter, por exemplo, possui 62 luas, enquanto Saturno tem 48 e Netuno conta com 38.
Sputnik, o primeiro satélite artificial da Terra.
Atualmente, a China tem um total de 400 satélites orbitando a Terra — em 2010 tinha apenas 70 — e fica atrás somente dos Estados Unidos.
FísicaNão pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Satélites de comunicação (os mais numerosos);Satélites de televisão;Satélites científicos;Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Satélites meteorológicos;Satélites de sensoriamento remoto de recursos terrestres;Satélites de uso militar.
Sem considerar os novos, existem mais de 2.000 satélites do Starlink já em órbita e a expectativa é que este número chegue a um total de 4.425 em 2024. Atualmente, 1.469 estão ativos e 272 estão se movendo para "órbitas operacionais entre 540 e 560 quilômetros acima da Terra", de acordo com Musk.
A SpaceX lançou mais 49 satélites Starlink com um foguete Falcon 9 na noite desta terça-feira (18). As novas unidades foram implantadas com sucesso e, agora, totalizam 2.042 satélites em órbita — este total inclui protótipos e versões que já não operam mais.
A SpaceX, empresa espacial privada de Musk, lançou quase 2.000 satélites de sua rede de comunicações de banda larga Starlink e tem planos para outras dezenas de milhares.
Em 2006, a Missão Centenário, fruto de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a agência espacial russa (Roscosmos), levou ao espaço Marcos Pontes, atual Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e, até agora, o único astronauta brasileiro a visitar a ISS.
Definir se um satélite é caro ou não é relativo, pois depende do parâmetro de comparação. Entretanto, os satélites mais simples têm um custo estimado superior a 100 milhões de dólares. Por sua vez, outros podem ser consideravelmente mais caros, com valor aproximado superior a 1 bilhão de dólares.
No mesmo site Find Starlink, se você clicar no ícone "Live Map", localizado no topo da página inicial, você será direcionado a um mapa do planeta que mostra as trilhas por onde os satélites Starlink estão passando neste exato momento.
Após passar com sucesso pelos testes de comissionamento, o satélite Amazonia-1 foi declarado operacional e suas imagens já estão à disposição do público. Por meio do site www.dgi.inpe.br e do catálogo www2.dgi.inpe.br/catalogo/explore é possível acessar imagens de todo o país produzidas pelo equipamento.
No dia 28 de fevereiro foi lançado a partir do Centro Espacial de Satish Dhawan, na Índia, o satélite brasileiro Amazônia-1, que tem como principal função monitorar nossas florestas a partir do espaço.
Pesando 640 kg, o satélite foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em parceria com o Agência Espacial Brasileira.
Aproximadamente 2.500 são satélites, operacionais ou não, em órbitas variando entre 240 km e 36.200 km.
Como conseguir uma bolsa no High School?
Para que é indicado Vonau Flash?
Como fazer uma ligação do Paraná para Santa Catarina?
Quando se deve procurar um oncologista?
Como é feito o teste de contato?
Quando chega a Nova mt-07 no Brasil?
Onde fica localizado o castelo de Maria Padilha?
Estou de 28 semanas posso fazer ultrassom morfológico?
Qual o conceito que melhor define a cinemática *?
Quais são os meios de citação?
Qual usar tonalizante ou Matizador?
Como as células se diferenciam umas das outras?
Como pedir um indulto presidencial?