A taxa de filtração glomerular é o principal indicador de função renal em indivíduos saudáveis e doentes. Neste estudo, os principais marcadores de lesão renal comentados são: Proteinúria, Microalbuminúria, Ureia, Creatinina, Cistatina C e como marcador endógeno a inulina será citada.
2.9 Principais biomarcadores renais
Com tudo a ureia é utilizada como um marcador renal clássico assim como a creatinina, sendo utilizados em conjuntura para o diagnóstico de lesão renal, no entanto esse composto não é especifico e pode sofrer variações em seus valores em decorrência a ingestão proteica (DALTON, 2011).
Por ser livremente filtrada pelos rins, não ser reabsorvida e sofrer pequena secreção no túbulo distal, a creatinina é considerada o melhor marcador endógeno para função renal, já que permite avaliar o RFG.
Os médicos podem avaliar a função renal realizando exames nas amostras de sangue e de urina. A creatinina, um resíduo, está aumentada no sangue quando a função renal está muito diminuída.
A TFG possui marcadores exógenos sendo os contrastes radiológicos e a inulina os mais utilizados, porém, possuem um elevado custo e mais estudos são necessários, e marcadores exógenos como a dosagem de creatinina que entre todos os estudos se demonstra a mais comumente utilizada na pratica clínica, apesar de todos os ...
20 curiosidades que você vai gostar
Os biomarcadores podem ser de diversos tipos, tais como, fisiológicos (funções de órgãos), físicos (alterações características em estruturas biológicas), histológicos (amostras de tecido obtidas por biopsia) e anatómicos. Podem ser células específicas, moléculas, genes, enzimas ou hormonas.
Vários biomarcadores podem ser utilizados para a avaliação da função renal, como a creatinina, a proteinúria, a albuminúria, a cistatina C e o ritmo de filtração glomerular (RFG), o qual pode ser estimado através de equações baseadas na creatinina ou na cistatina C.
Entretanto, no geral, os valores utilizados como referência pela maioria dos laboratórios são os seguintes: Crianças menores de 1 ano: maior que 9mg/dL e menor que 40mg/dL; Crianças acima de 1 ano: maior que 11mg/dL e menor que 38mg/dL; Adultos: maior que 13mg/dL e menor que 43mg/dL.
A concentração de albumina sérica juntamente com a presença de proteínas na urina são indicadores de alteração na função renal. A creatinina plasmática é derivada, praticamente na sua totalidade, do catabolismo da creatina presente no tecido muscular.
Quanto custa voar de asa delta no rio?
Que tinta usar para pintar plastico?
O que faz um eletricista predial?
O que é um leigo na igreja católica?
Como apresentar a empresa por email?
O que foi a semana de arte moderna de 1922?
Quanto tempo dura uma afta na boca?