A psicologia estruturalista aponta que a experiência precisa ser analisada como um fato, sem analisar o significado ou valor. O movimento inspirou a criação de correntes de oposição. As principais são a Psicologia de Gestalt, o behaviorismo e o funcionalismo.
Principais características do estruturalismo:
- Ruptura intelectual com o tradicionalismo. - Entendimento de que o significado é produzido e reproduzido no interior de uma cultura através de várias práticas, fenômenos, ações sociais e atividades que funcionam como sistemas de significação.
O estruturalismo visa, em linhas gerais e em todas as ciências das quais ele faz parte, a entender o modo como uma estrutura geral perpetua em todos os graus uma base.
Estruturalismo e Filosofia – Essa corrente de pensamento foi uma das grandes influenciadoras para as discussões filosóficas do século XX. Seus principais representantes foram Thomas Althusser e Roland Barthes.
O estruturalismo, apesar de ser tomado como uma corrente de pensamento, é um modo ou método de análise das ciências humanas que teve sua origem na psicologia e perpassou a linguística, a sociologia, a antropologia e a filosofia no século XX, ganhando destaque entre intelectuais franceses.
21 curiosidades que você vai gostar
O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação as anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações.
A importância do estruturalismo é tanta que resulta ser uma das opções mais utilizadas para analisar a cultura, a linguagem e até mesmo a sociedade de determinada comunidade.
Dentre os pensadores estruturalistas pode-se citar : Max Weber, Robert K. Merton, Philip Selznick, Alvin Gouldner, Amitai Etzioni e Peter M. Blau.
O estruturalismo considera a existência de estruturas superficiais (as que detectamos diretamente por observação) e estruturas profundas (as estruturas lógicas, que subjazem sob o aparente e o imediato) (Lévi-Strauss, 1958, p. 28).
Corrente teórica da linguística baseada nos princípios do Cours de Linguistique Générale (1916) de Ferdinand de Saussure, que se desenvolveu na Europa e nos Estados Unidos da América a partir dos anos 30 do século XX.
No pensamento sociológico, o estruturalismo contribuiu para a percepção de que o comportamento das estruturas é reflexo das ações. Apontou que as ações humanas são estruturadas pelo ambiente.
Metodologia científica aplicável ao estudo do texto literário a partir de princípios universais que governam o uso da linguagem, isto é, a partir de todos os elementos que o constituem e que estão relacionados entre si por um sistema único de significação, a que se chama estrutura.
O estruturalismo foi cunhado por Edward Titchner e se concentra no material mental de um indivíduo. Basicamente, é um estudo dos componentes ou elementos mentais com a conexão mecânica através do processo de associação. Contudo, acabava descartando a ideia da percepção ter alguma participação nesse processo mental.
Sua principal base de estudos concentrava-se nos elementos propriamente ditos, e acreditava que a Psicologia deveria procurar descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, para determinar sua estrutura, através da análise das partes que a formam.
O Funcionalismo é o modelo que substitui o Estruturalismo na evolução. Já a forma como se relacionam e associam os elementos da consciência é o Associacionismo. O Funcionalismo é o modelo que substitui o Estruturalismo na evolução histórica da Psicologia, sendo o seu principal impulsionador William James.
Lévi-Strauss e o estruturalismo
Ao aplicar o estruturalismo, a pesquisa antropológica Lévi-Strauss propõe: Observar a as relações entre as estruturas como sistemas compreensivos, não simplesmente como abstrações. As relações são racionais e é possível representá-las por esquemas lógicos ou matemáticos.
O estruturalismo antropológico de Claude Lévi-Strauss. ... 139) e este é o primeiro princípio fundamental desse estruturalismo que, por detrás das relações “concretas”, buscará a estrutura subjacente e “inconsciente”, que só pode ser obtida pela construção dedutiva de modelos abstratos.
Desse modo, o inconsciente passa a caracterizar não só o pensamento simbólico, mas a própria definição da humanidade (LÉVI-STRAUSS, 2012). Situado entre natureza e cultura tal qual o homem e, portanto, paradoxalmente plural e universal, o inconsciente levistraussiano permite a apreensão de uma realidade integrada.
Preocupada em integrar todas as teorias das diferentes escolas, a teoria estruturalista teve início com a teoria da burocracia com Max Weber. Essa teoria tem como foco a estrutura e ambiente.
Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor: Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
O estruturalismo é uma base epistemológica complexa, utilizada em diferentes áreas do conhecimento, cujo foco de análise tem se alternado de padrões/conjuntos culturais-subjetivos até a própria base material-concreta da sociedade.
É correto afirmar que a base do Estruturalismo está alicerçada: a) na visão da linguagem como um sistema aberto de relações que diferem entre suas próprias partes, que está subjacente aos fatos linguísticos subjetivo.
Dessa forma, podemos observar que há três níveis de objetivos organizacionais: estratégicos, táticos e operacionais.
A análise das organizações sob o ponto de vista estruturalista é feita dentro de uma abordagem múltipla e globalizante: tanto a organização formal como a informal devem ser compreendidas ( em uma alusão á teoria clássica e à teoria de relações humanas ), bem como as recompensas e sanções materiais e sociais devem ser ...
O ponto fundamental da Teoria Neoclássica é o de ser a Administração uma técnica social básica. Isto leva à necessidade de o administrador conhecer, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações.
Quais são os elementos que compõem a sociedade?
Quando a pessoa não consegue dormir à noite?
Como pagar IPVA no banco Digital?
Quanto rende uma lata de tinta de 3 6 litros esmalte sintético?
Quantas horas trabalha um cuidador de idoso?
Por que existe uma tendência de populações de predadores e presas em flutuar em ciclos?
Quem ganha mais um advogado ou um juiz?
Quais os 4 principais componentes constituintes do clínquer?
Quanto vale o clube Corinthians 2021?
Quais são os atos de provimento?
Como fazer hidratação no cabelo com tinta?