Os principais eventos epigenéticos são: a metilação das citosinas (C) adjacentes às guaninas (G) na fita do DNA; modificações pós-traducionais da cauda das histonas e, controle da expressão do gene por associação do RNAm a microRNAs.
Os principais mecanismos epigenéticos são: metilação do DNA, modificação de histonas, expressão de microRNAs e silenciamento gênico por heterocromatina. Todos eles interferem na "leitura" da molécula de DNA sem alterar sua sequência.
Embora todos os estágios da expressão gênica possam ser regulados, o principal ponto de controle para muitos genes é a transcrição. Estágios posteriores de regulação comumente refinam os padrões de expressão gênica "rascunhados" durante a transcrição.
Entende-se por epigenética um mecanismo associado a mudanças hereditárias na expressão do gene, que não envolvem alterações na sequência do DNA, são reversíveis e ainda podem ser herdadas entre gerações.
Existem dois mecanismos epigenéticos principais, a metilação do DNA e a modificação de histonas. Também se destaca o imprinting genômico, o qual está relacionado com a regulação gênica quando apenas um alelo (herdado do pai ou da mãe) se expressa.
41 curiosidades que você vai gostar
O imprinting genômico é um fenômeno epigenético caracterizado por indução da expressão gênica a partir de apenas um dos dois cromossomos parentais. Esse processo ocorre pela metilação de DNA, e o perfil de metilação é preservado de geração para geração.
Hereditariedade ou Herança Genética é o mecanismo biológico através do qual as características de cada ser vivo são transmitidas de uma geração para outra. Envolve processos genéticos, uma vez que o meio de transmissão das informações de um indivíduo a outro é o gene.
Através da epigenética, um organismo pode ajustar a expressão gênica de acordo com o ambiente onde vive, sem mudanças no seu genoma. Por exemplo, experiências vividas pelos pais (dieta, traumas emocionais, tratamento hormonal) podem ser transmitidas para os descendentes através da “memória epigenética”.
Epigenética é a área da genética que estuda mudanças no funcionamento de um gene que não são causadas por alterações na sequência de DNA e que se perpetuam nas divisões celulares, meióticas ou mitóticas. É denominado um caráter epigenético quando o fenótipo é causado por tais mudanças.
Qual teste do Covid é confiável?
Como saber se a temperatura do carro está subindo?
O que é um crime imprescindível?
Como lidar com o casamento em crise?
Qual é a cidade mais alta de Santa Catarina?
Como atualizar o Samsung Apps na Smart TV?
Porque às vezes o neutro passa corrente?
Quanto pesava uma espada Viking?
Qual o valor do Auxílio Emergencial para pai solteiro 2021?
Qual é o significado do nome Davi?
Como eliminar um ficheiro teimoso?
Como faço para ir à academia no The Sims 4?
Qual é o nome da Faculdade Anhanguera?
Qual aditivo usado em concreto usinado?