O sistema respiratório é um dos sistemas que compõe o corpo humano. Ele é formado principalmente pelos pulmões e pelos órgãos: cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia e brônquios, responsáveis por fazer o transporte do oxigênio até as células.
Esse sistema é constituído pela porção condutora e pela porção respiratória. A porção condutora é constituída por fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos, enquanto a porção respiratória é constituída pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos.
As funções do sistema respiratório incluem a troca gasosa, o equilíbrio ácido- básico, a fonação, a defesa e o metabolismo pulmonares e o manejo dos mate- riais bioativos. A troca do dióxido de carbono pelo oxigênio ocorre nos pulmões.
A principal função do sistema respiratório é realizar a respiração, que é o que permite transportar oxigênio para todas as células do corpo e eliminar o dióxido de carbono, que é o resultado do oxigênio utilizado pelas células.
O sistema respiratório funciona garantindo a entrada e saída de ar do nosso corpo. O ar inicialmente entra pelas fossas nasais onde é umedecido, aquecido e filtrado. Ele então segue para a faringe, posteriormente para laringe e para a traqueia. A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões.
37 curiosidades que você vai gostar
O corpo humano possui dois pulmões. Dentro do sistema respiratório, eles são os órgãos mais importantes e contém cerca de 200 milhões de estruturas minúsculas, chamadas alvéolos pulmonares. Os pulmões são envolvidos por duas membranas, chamadas de pleuras.
O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.
Para garantir a respiração, o corpo realiza dois movimentos respiratórios: a inspiração, que é a entrada de ar nos pulmões, e a expiração, que é a eliminação de gás carbônico. A respiração pulmonar é um processo em que ocorre a entrada de ar em nossos pulmões e sua posterior eliminação.
Como ocorre o processo de respiração do corpo humano?O início do processo de respiração. O ponto de partida da respiração pulmonar é a entrada de ar pelas fossas nasais. ... Faringe e laringe. ... Traqueia. ... Alvéolos pulmonares. ... Inspiração e expiração. ... O pulmão. ... Revisão do sistema respiratório humano.
A respiração é normalmente automática, controlada inconscientemente pelo centro respiratório localizado na base do cérebro.
O aparelho respiratório é dividido em uma porção condutora (fossas nasais, nasofaringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos) e uma porção respiratória, onde ocorrem as trocas gasosas (bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos).
Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em 3 partes, conhecidas como lobos. O pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.
A porção respiratória, por sua vez, é formada por bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos. A unidade estrutural respiratória do pulmão é formada pelo bronquíolo respiratório, com seu ducto alveolar, saco alveolar e alvéolo. O parênquima pulmonar é formado, em sua maior parte, pelos alvéolos.
A faringe é um órgão que fique logo acima da laringe e faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório.
A epiglote é a estrutura cartilaginosa que garante que o alimento siga em direção ao sistema digestório, impedindo sua entrada no sistema respiratório. A glote, por sua vez, é uma região localizada entre as duas pregas vocais.
Cavidades nasais: o ar entra no nosso corpo por meio das narinas (aberturas no nosso nariz) e segue para as cavidades nasais. Os pelos e o muco presentes nessas cavidades ajudam a filtrar o ar, retirando impurezas, como poeira e micro-organismos. O muco ajuda também a umedecer o ar que inspiramos.
Dois movimentos estão envolvidos com a renovação do ar nos pulmões: o movimento de inspiração e o de expiração. Para que esses movimentos ocorram é fundamental a participação dos músculos intercostais, que interligam as costelas, e do diafragma.
O pulmão direito possui três lobos; inferior, superior e médio. Estes lobos se subdividem, emitindo 10 segmentos broncopulmonares, que são as unidades funcionais do tecido pulmonar. Os lobos pulmonares direitos são separados por duas fissuras; oblíqua e horizontal.
A pleura é uma membrana dupla, formada por uma camada externa chamada de pleura parietal, adjacente à caixa torácica, e uma camada interna chamada de pleura visceral, que reveste diretamente os pulmões. Entre essas duas camadas, está a cavidade pleural, preenchida por um líquido lubrificante, o líquido pleural.
O pulmão direito é maior e dividido por duas fissuras, formando 3 partes ou lobos: o superior, o médio e o inferior. O esquerdo é menor, pois parte da cavidade torácica é ocupada pelo coração. É dividido por uma fissura, formando dois lobos: o superior e o inferior.
A faringe está localizada na região posterior do nariz, da boca e da laringe, sendo possível distinguir três porções dela: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. É na faringe que encontramos as chamadas tonsilas, formadas por tecido linfático e atuantes na defesa do organismo.
Porção Condutora
Composta por: Fossas Nasais, Faringe, Laringe, Epiglote, Traquéia, Brônquios, Bronquíolos e Bronquíolos Terminais. São estruturas especializadas em conduzir, umedecer, aquecer e filtrar o ar.
A respiração é controlada pelo sistema nervoso autônomo ou neurovegetativo, através um centro nervoso localizado na região do bulbo (tronco cerebral). Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais).
O tronco cerebral ou tronco encefálico está situado entre a medula espinhal e o cérebro. É a área do SNC responsável pelo controle da pressão arterial, deglutição, respiração e batimentos cardíacos.
O centro respiratório é um sistema complexo que controla a respiração em função das necessidades metabólicas e otimiza os gastos energéticos dos músculos respiratórios.
Como protocolar cumprimento de sentença no Eproc TJSC?
Onde se localiza a Costa Amalfitana?
Quais documentos devem instruir o cumprimento de sentença?
Quais medidas podem ser tomadas para proteger um refugiado?
Quando começar a ler para o bebê?
Como entrar com uma ação no Juizado Especial Cível?
Como protocolar o agravo de instrumento no PJe?
Como saber se o morango está doce?
Como peticionar embargos à penhora?
Que horas começa as aulas na FMU?
Como protocolar requerimento no INSS advogado?
Como saber se o molho de tomate caseiro está estragado?
Como proteger parte de uma planilha Excel?
Como protestar um cheque online?
Como juntar documentos no e processo?
Como jogar Age of Empires no GameRanger?
Qual é o significado de Rainbow Dash?