Empreendedorismo social: propósitos em equilíbrio com os negócios. O empreendedorismo social é caracterizado pela criação de produtos e serviços que tem o foco principal na resolução, ou minimização, de problemas em áreas como educação, violência, saúde, alimentação, meio ambiente, etc.
O empreendedor social tem como característica principal uma missão que vai além do sucesso financeiro e tem foco no benefício que outras pessoas vão ter: ele tem empatia e, por isso, um forte propósito. Conhecer o público ou a causa que deseja atender também é pré-requisito básico, entendendo suas dificuldades.
O empreendedorismo social é uma forma inovadora de atuação de empresas, que vai além do lucro, ou seja, a organização carrega consigo a responsabilidade de promover benefícios para a sociedade.
De acordo com a Fundação Schwab, uma instituição sem fins lucrativos suíça que busca fomentar o empreendedorismo e a inovação social, existem quatro fatores que podem medir o sucesso de um empreendedor social: inovação, sustentabilidade, alcance e impacto social.
Alguns tipos de projetos em que o empreendedorismo social pode fazer ampla diferença:Revitalização de comunidades;Saneamento e distribuição de energia;Atendimento popular de advogados;Consultas médicas, psicológicas e odontológicas acessíveis;Inclusão digital;Espaço cultural;Artesanato e centros de distribuição;
38 curiosidades que você vai gostar
Vontade de trabalhar: Dedicar-se plenamente e de forma entusiasmada ao seu negócio. Automotivação: Encontrar a realização pessoal no trabalho e seus resultados. Formação permanente: Buscar constantemente informações sobre o mercado e atualização profissional sobre novas técnicas gerenciais.
O principal impacto social gerado por este modelo de empreendimento é a garantia de bem-estar e qualidade de vida para comunidades e grupos em condições precárias. Os benefícios de iniciativas assim vão desde a democratização da informação e acesso à cultura até a redução da fome e desemprego.
Um empreendedor precisa ter a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios, inclusive com novos produtos e serviços. As pessoas com essas características geralmente agem com proatividade e estão preparadas para situações adversas.
O termo empreendedorismo social se refere a uma série de ações e iniciativas de inovação dirigidas à solução de problemas sociais. O seu objetivo é específico: impactar e transformar socialmente a comunidade. Os empreendimentos sociais atuam no combate à vulnerabilidade social de uma comunidade.
Quais os tipos de cadeia alimentar?
Quanto tempo demora para se casar no civil?
Qual a diferença entre Conta Fácil e poupança Caixa?
O que são indústrias de bens duráveis?
Qual a principal atividade extrativa do Brasil?
Quanto ganha um Estilista da C&A?
Quantas cápsulas de vitamina D por dia?
Como saber se estou com falta de serotonina?
Quais são os tipos de esmerilhadeira?
Quem deve fazer a notificação compulsória?
Qual arroz pode dar para cachorro?
Qual o consumo da CB 650F 2015?
Qual é a reação de decomposição da água oxigenada?