Os grupos informais são a junção de maneira aleatória de pessoas dentro da organização ou de fora dela desconsiderando para essa formação a hierarquia estabelecida na organização formal da empresa. Os grupos informais de uma empresa não são exclusivamente compostos por integrantes internos da organização.
Já a rede informal é todo tipo de relação social entre as pessoas da organização, é uma forma dos funcionários terem mais informações, que muitas vezes não são disponibilizados nos canais formais. Os exemplos mais conhecidos como rede informal são os boatos e rumores.
Ressalta-se que a aprendizagem informal pode ocorrer dentro de situações formalmente estruturadas, por exemplo, em cursos e treinamentos oferecidos pela organização. (WENGER, 2000; FLACH; ANTONELLO, 2010).
Oliveira (2006) afirma que os grupos informais são aqueles que surgem das relações sociais entre os membros da organização de forma espontânea e, portanto não possuem uma representação formal. Nesses grupos não existem chefes, mas sim líderes.
Na organização informal, o indivíduo preocupa-se com o reconhecimento e aprovação social do grupo ao qual pertence. O seu ajustamento social reflete sua integração ao grupo. A organização informal tem sua origem na necessidade do indivíduo de conviver com os demais seres humanos.
A comunicação formal é a transmissão de informações oficiais por vias formalizadas, como por exemplo o ofício. Já na comunicação informal, ao contrário da formal, a transferência de informações ocorre em forma de redes não formais, como exemplo as confraternizações entre os membros de determinada organização.
Comunicação formal é a comunicação endereçada através dos canais de comunicação existentes no organograma da empresa; é derivada da alta administração. A mensagem é transmitida e recebida dentro dos canais formalmente estabelecidos pela empresa na sua estrutura organizacional.
Na organização informal, o indivíduo preocupa-se com o reconhecimento e aprovação social do grupo ao qual pertence. O seu ajustamento social reflete sua integração ao grupo. A organização informal tem sua origem na necessidade do indivíduo de conviver com os demais seres humanos.
Os padrões de desempenho e de trabalho estabelecidos pelo grupo informal nem sempre correspondem aos padrões estabelecidos pela administração. Podem ser maiores ou menores, bem como podem estar em perfeita harmonia ou em completa oposição, dependendo do grau de motivação do grupo quanto aos objetivos da empresa.
A inter-relação decorrente das atividades do cargo se prolonga e se amplia além dos momentos do trabalho, propiciando a formação de contatos informais. Assim, as relações estabelecidas pela organização formal dão margem a uma vida grupal intensa que se realiza fora dela.
Podemos dizer que é esta soma entre o formal e o informal que use processos e pessoas e cria a empresa como ela é. O grupo define o status! Por meio da organização formal conhecemos sua cultura organizacional, sua missão, visão e valores, como também os objetivos que a empresa definiu em curto, médio e longo prazo.
Qual o papel dos barorreceptores na diminuição da pressão arterial?
Como fazer lanche para levar para praia?
Como é a ativação da placa motora?
Como levantar o olhar com rímel?
O que é desacoplamento da fosforilação oxidativa?
Como faço para digitar em uma planilha e aparecer em outra?
Como ocorre o processo de crossing over?
Como gerar QR Code na maquininha?
O que fazer se for picado por escorpião amarelo?
Por que o Brasil não existe dobramentos modernos?
Como liberar o FGTS do empregador doméstico pelo eSocial?
Como criar QR Code para link grátis?
Como gastar a energia da criança?
Como descansar os jogadores no Top Eleven?
Como gerar QR Code no PagSeguro?