É verdade que o micro-ondas causa câncer?

Pergunta de José Daniel Teixeira Marques em 31-05-2022
(71 votos)

Uma das coisas que mais ouvimos falar é que o micro-ondas passa radiação para os alimentos e por isso, pode causar o câncer. No entanto, trata-se de um dos principais mitos sobre o eletrodoméstico e é preciso esclarecer que a radiação do aparelho não é capaz de causar câncer.

Porque microondas dá câncer?

Há uma lenda urbana que o forno de micro-ondas causa câncer, entretanto isso não é verdade. Ainda não é comprovado cientificamente que essas ondas possam causar o aparecimento de um tumor. Além disso, esse eletrodoméstico é construído por meio de técnicas que impedem o vazamento dessa radiação.


É perigoso usar micro-ondas?

Usar microondas faz mal para a saúde? Segundo a OMS, a utilização do microondas para aquecer alimentos não traz qualquer risco para a saúde, mesmo durante a gravidez, porque a radiação é refletida pelo material metálico do aparelho e fica contida no seu interior, não se espalhando.

Porque o microondas não dá câncer?

A radiação do micro-ondas tem apenas a propriedade de cozinhar e/ou aquecer os alimentos, não alterando a estrutura química ou molecular do alimento. Assim, o consumo de alimentos aquecidos no micro-ondas não aumenta o risco de câncer.

Qual o benefício do micro-ondas?

Há tempos que o microondas passou a ser um eletrodoméstico indispensável para a rotina familiar, já que ele vem facilitando muito a vida de quem não poder perder tempo e precisa ter agilidade na cozinha. Além de proporcionar rapidez no preparo e aquecimento dos alimentos, também diminui os gastos com o gás de cozinha.

Dr. Felipe Ades - Aquecer comida no microondas pode causar câncer?


34 curiosidades que você vai gostar

Quais os efeitos do micro-ondas?

Nos alimentos, o uso do microondas causa: a criação de substâncias cancerígenas pela transformação de suas moléculas; a redução na bio-compatibilidade de seus nutrientes (minerais e vitaminais); uma perda entre 60% e 90% da energia; a diminuição de seu valor proteico e a criação de radicais livres.

É verdade que não se pode ficar na frente do microondas?

"Pode escapar um pouco, apesar das paredes do forno constituírem uma blindagem muito boa. Por isso, é recomendável não ficar olhando a comida esquentar ou cozinhar", orienta a física Emico Okuno, professora sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

Tem radiação no microondas?

Já a radiação emitida pelo micro-ondas é não ionizante. Ou seja, possui uma baixa frequência, que não tem potencial para alterar o DNA. “Elas servem apenas para aquecer”, arremata Furukawa. Claro que, se essa radiação fosse apontada diretamente para o nosso corpo, poderia provocar queimaduras.

Qual o tipo de radiação do microondas?

A radiação microondas é um tipo de energia eletromagnética com freqüência na faixa de 103 a 104 MHz. Essa radiação não-ionizante causa migração de íons e rotação de dipolos, mas não causa mudanças na estrutura molecular1.



Outras questões

O que significa a cor preta no mundo espiritual?

Como limpar o fígado com vinagre de maçã?

Qual o número ideal de filhos?

Como legalizar um terreno de marinha?

Qual a importância da atividade física regular no combate ao sedentarismo?

Tem no zoológico com a letra G?

O que causa a falta de atenção?

Qual é o significado da letra Y?

Qual é a primeira regra básica para um negócio ganha ganha?

Quanto rende 1 kg de gesso cola?

Quais pratos não podem ir no microondas?

Quando começa a nevar?

Qual é a importância do acolhimento?

O que o Código de Defesa do Consumidor diz sobre troco?

Pode tomar bromazepam todos os dias?

Qual a importância da cirurgia ambulatorial?

Quem tem legitimidade para propor ação de alimentos?

Como reutilizar tampinhas de garrafa?

Qual é a fase atual do Direito Comercial?

Quem é o Rui em Chiquititas?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com