Podemos obter diversos ganhos funcionais com a utilização da fisioterapia aquática como: Redução do espasmo muscular e das dores, diminuição da fadiga muscular, prevenção de deformidades e atrofias, aumento ou manutenção das amplitudes de movimentos, diminuição do impacto e a descarga de peso sobre as articulações, ...
Todas essas vantagens fazem com que a hidroterapia tragam inúmeros benefícios para o paciente:
Os efeitos fisiológicos da imersão em conjunto com a conduta de tratamento podem predispor a ocorrência de alteração da pressão arterial, sendo necessário o controle por parte do terapeuta. Outras alterações como bradicardia, taquicardia, dispnéia, taquipneia e bradipneia são indícios para contra-indicação absoluta.
O aquecimento também aumenta o suprimento de sangue aos músculos, facilitando a contração muscular e um trabalho equilibrado e global (Skinner e Thomson, 1985). O calor também diminui a sensibilidade das terminações nervosas (Bates e Hanson, 1998; Ruoti et al., 2000; Skinner e Thomson, 1985).
A hidroterapia como qualquer outro meio de atividade física possui algumas restrições, tornando-se não recomendada para animais com qualquer uma das seguintes condições: feridas abertas ou infectadas, incisões cirúrgicas que não estejam totalmente curadas ou estejam abertas, animal apresentando diarréia, temperatura ...
Estímulo do sistema imunológico; Ajuda na remoção das toxinas do organismo, através do suor; Promoção de descanso e relaxamento. Isso sem contar que atividades físicas dentro d'água ajudam o paciente a ter mais controle corporal, melhorando tanto o equilíbrio quanto a coordenação motora.
Existem várias técnicas e exercícios aquáticos terapêuticos de hidroterapia, que devem ser acompanhados por um fisioterapeuta, como por exemplo:
A hidrocinesioterapia, de acordo com Mazarini e Bellenzani (1986), é a aplicação da água para fins terapêuticos, utilizando-se das propriedades físicas como agentes da terapia.
Exercícios de hidroterapia
Movimento lento – a flutuação é a principal força a agir sobre o corpo. Com o aumento da velocidade do movimento – o deslocamento da massa de água por meio do qual o corpo se movimenta e os efeitos da viscosidade resultam em maior resistência ao movimento.
Uma das melhores vantagens dos exercícios na água é justamente esta redução do índice de impacto. Esta redução ocorre graças à nossa capacidade de flutuação dentro da água, isso faz com que as pessoas possam se exercitar por um tempo muito maior sem correr o risco de sofrer lesões articulares.
Além de todos os benefícios para a saúde e estética corporal, realizar exercícios físicos na água ajuda a combater a ansiedade, reduzir o estresse, melhorar o bem estar e o estado de humor, aumentando a motivação e a disposição. Tudo isso faz com as chances desta pessoa entrar em depressão seja muito menor.
Se exercitar na água é uma ótima opção para melhorar o metabolismo. As articulações sofrem bastante com os exercícios físicos, principalmente quando a duração e a intensidade é alta. Isso é uma condição natural da tarefa, mas quanto menor for este índice de impacto, melhor será para sua saúde motora.
Para garantir um resultado melhor, é recomendado procurar por ajuda profissional. Fazer um aquecimento antes dos exercícios é muito importante para aumentar a resistência. Nesse caso, deixe de lado os alongamentos, pois eles não são uma boa forma de aquecimento e também reduzem a resistência muscular.
Quando a bilirrubina indireta está alta?
Como ser uma pessoa produtiva?
Quais povos tiveram destaque na península balcânica?
Que não produza incapacidade laborativa?
Quando é preciso dar pontos em um corte?
Onde registrar contrato de promessa de compra e venda?
Quais são as tradições culturais da Amazônia?
Qual é o santo protetor dos amigos?
Que Dia é comemorado o Dia dos Filhos de 2021?
O que é bom para galinha botar?
Quem tem um olho só pode dirigir?
Como tirar a sujeira de cristais?
O que significa o nome tereré?
Como reajustar o valor do aluguel?