O astro rei sempre nasce de um lado do horizonte e se põe no oposto, por isso estabelecem os pontos cardeais. Usando como referência esses lados, foram estabelecidos os pontos Norte, Sul, Leste e Oeste.
Rosa dos Ventos
A rosa dos ventos é um instrumento utilizado para a orientação espacial. Em sua representação mais comum, estão presentes os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) e os colaterais (noroeste, nordeste, sudeste e sudoeste).
Oeste (O): o lado onde o sol se põe no horizonte indica o oeste. Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.
A definição sobre os pontos cardeais surgiu a partir da própria observação do meio ambiente por parte dos homens. Todas as manhãs, observava-se que o Sol “nascia” aproximadamente no mesmo ponto no horizonte, variando um pouco em relação ao período do ano.
Os pontos colaterais, cuja posição encontra-se entre os pontos cardeais, são: Entre o norte e o oeste: Noroeste (NW) Entre o norte e o leste: Nordeste (NE) Entre o sul e o leste: Sudeste (SE)
Os pontos cardeais são os indicadores mais importantes e mais comumente utilizados nos recursos cartográficos, sendo que a ampla maioria dos mapas carrega apenas os quatro pontos principais, sendo os demais dedutíveis.
Os Pontos Cardeais são internacionalmente mostrados pelas primeiras letras de cada ponto em inglês. O Norte (North): N, O Sul (South): S, O Leste (East): E, O Oeste (West): W. A ilustração dos Pontos Cardeais está na Rosa dos Ventos, visto que ali também se incluem os Pontos Colaterais e Subcolaterais.
Como se escreve a palavra ligarem?
Como se separa a palavra fumaceira?
Quantos litros respiramos por minuto?
Quando surgiu o jeitinho brasileiro?
Tecia durante o dia e desmanchava a noite?
Como engrossar a letra no computador?
Qual seria o recurso cabível para o indeferimento da petição inicial?