No Brasil, um dos fatores que exercem maior influência nos fluxos migratórios é o de ordem econômica, uma vez que o modelo de produção capitalista cria espaços privilegiados para instalação de indústrias, forçando indivíduos a se deslocarem de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida e à procura de ...
É possível distinguir quatro períodos sucessivos de imigração no Brasil: período alemão (1850-1871); período ítalo-eslavo (1872-1886); período italiano (1887-1914) – foi o período de maior entrada, chegando a atingir 100 mil imigrantes anuais; período japonês (1920-1934).
A maior parte das migrações envolvendo o Brasil é interna, com destaque para o forte êxodo rural ocorrido do Nordeste para o Sudeste entre os anos 19; e a migração de retorno, intensificada a partir dos anos 1990, do Sudeste para o Nordeste.
O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.
Novos imigrantes Desde o fim de 2016 Manaus também começou receber imigrantes venezuelanos. A crise econômica e a falta de alimentos na Venezuela fizeram com que venezuelanos deixassem o país. Em busca de sobrevivência, eles começaram a migrar para capital amazonense.
Os principais destinos da migração internacional são os países industrializados, entre eles estão: Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e as nações da União Europeia. Os Estados Unidos possuem o maior número de imigrantes internacionais – dos 195 milhões, 39 milhões residem naquele país.
No Brasil, os principais fluxos migratórios, a partir da metade do século, são feitos pelos nordestinos que se dirigem para o sudeste, centro-oeste e norte do país.
Porém, a partir dos anos 1990, começou a redução do fluxo migratório e era o crescimento natural da população que aumentava a oferta de trabalhadores. Ideias como essas distorcem a imagem dos migrantes, gente que faz parte da construção da economia e da cultura do nosso país.
No Brasil, há algumas regiões que são historicamente mais atrativas que outras. O principal fator responsável é o econômico, pois o modelo capitalista cria espaços privilegiados que irão atrair a população em busca de melhores condições de vida. Para entender melhor os movimentos migratórios, é necessário compreender alguns conceitos básicos:
As migrações no Brasil têm diversos movimentos de acordo com o período histórico analisado e o momento econômico vivido. Utilizando processos econômicos, como fatores analíticos, é possível, na história recente, identificar quatro grandes movimentos migratórios com características distintas. Vamos a eles:
Como melhorar o Ping no LoL 2020?
Como recuperar piso de sinteco?
Quais são os biomas brasileiros segundo o IBGE?
Como é escolhido o local de prova do Enem?
O que acontece com Norman Bates?
Quais são as características do Homem-aranha?
Como receber alvará judicial na Caixa Econômica Federal?
Como imprimir o certificado dos cursos efap?
Qual é o salário de um Neuropsicopedagogo?
Como faço para Imprimir no Windows 10?
Como Nick Fury perdeu um olho?
Como baixar o arquivo do Prezi?
Como colocar referências bibliográficas?
Como verificar o certificado de aprovação de EPI?
Como o IBGE realizou o nosso território Qual foi o critério utilizado nessa regionalização?