Plano de contas é um conjunto de contas que representam os eventos e movimentações econômicas e financeiras que acontecem durante as atividades e operações de uma empresa. Portanto, o objetivo é nortear os trabalhos contábeis de registro das operações.
O que é um plano de contas contábil? De forma resumida, um plano de contas contábil é uma ferramenta poderosa de gestão das movimentações financeiras. Ele tem, como objetivo, identificar as contas de uma empresa através de códigos e classificações para todos os registros de entradas e saÃdas.
A estrutura do plano de contas, como você já sabe, tem 5 nÃveis principais: Ativos, Passivos, Custos, Despesas e Receitas. ... Custos. Despesas. Receitas.
A estrutura divide-se em quatro grupos, cada um deles com subdivisões, para maior detalhamento das contas e suas influências econômico-financeiras. É o grupo que detém direitos e bens, como contas a receber, disponibilidades — caixa e conta bancária — e posses, como máquinas e veÃculos.
Estrutura ideal do plano de contas O plano de contas contábil, deve ser dividido em: Ativo: circulante, não circulante, realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado, intangÃvel; Passivo: circulante, não circulante, patrimônio lÃquido. Resultado do exercÃcio: receitas e despesas.
Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas.
Qual é o seu objetivo? O plano de contas é uma ferramenta que reúne as despesas e as receitas (ganhos) de uma empresa. Pode ser algo simples, como uma planilha orçamentária, em que você separa as informações manualmente, descrevendo o tipo de ganho e os tipos de despesas do negócio.
Estrutura do plano de contas
Todos as contas do Ativo encontram-se discriminadas no lado esquerdo do Balanço Patrimonial e são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos patrimoniais que representam.
Como montar um plano de contas gerencial?
A escolha por um plano de contas simplificado ou completo também deve levar em consideração as ferramentas e dados disponÃveis. Isso porque não adianta ter uma estrutura completa se não será possÃvel fazer acompanhamento ou, ainda, não poderá obter resultados e análises de forma rápida e fácil.
No Plano de Contas, os itens mencionados acima estão presentes. Uma vez que já foram apresentados conceitos para os mesmos, vale salientar o que não é um Plano de Contas: Não é o mesmo que Plano de Contas Gerencial. Para classificar os ativos e passivos em um plano de contas contábil, é preciso saber quais são os códigos referentes à classe deles.
Isso porque é preciso atender as necessidades de análises e suporte a tomada de decisão pelos gestores. Logicamente, esse é um processo de construção que não termina nunca e sempre vai se complementando. Por exemplo, é comum que uma empresa inicie com um plano de contas simplificado e evolua de acordo com sua maturidade de gestão.
Classificação do Plano de Contas Para classificar os ativos e passivos em um plano de contas contábil, é preciso saber quais são os códigos referentes à classe deles. Neste tipo de plano, inclusive, os códigos possuem diversos numerais, que irão representar não só classes, como também subgrupos, contas, subcontas e itens.
Como começar trabalhar com lanches?
Como implementar a remuneração estratégica?
Como montar um plano de estudo de inglês?
Como montar um plano de estudos para a PRF?
Como montar seu altar católico?
Como arrumar a pedra do isqueiro?
Como montar um parque de diversões infantil?
Como montar um orçamento no Word?
Como fazer um cronograma de estudos PolÃcia Civil?
Como montar um plano de estudos para quem trabalha?
Como montar um aquário com plantas naturais?
O que é necessário para abrir um berçário infantil?
Como trabalhar com a alfabetização?
Como fazer um painel cientÃfico?
Como começar uma incorporação?
O que colocar na inscrição do ProUni no grupo familiar?
Como Treinar o listening e speaking?
Como começar kombucha do zero?