Plano de contas é um conjunto de contas que representam os eventos e movimentações econômicas e financeiras que acontecem durante as atividades e operações de uma empresa. Portanto, o objetivo é nortear os trabalhos contábeis de registro das operações.
O que é um plano de contas contábil? De forma resumida, um plano de contas contábil é uma ferramenta poderosa de gestão das movimentações financeiras. Ele tem, como objetivo, identificar as contas de uma empresa através de códigos e classificações para todos os registros de entradas e saídas.
A estrutura do plano de contas, como você já sabe, tem 5 níveis principais: Ativos, Passivos, Custos, Despesas e Receitas. ... Custos. Despesas. Receitas.
A estrutura divide-se em quatro grupos, cada um deles com subdivisões, para maior detalhamento das contas e suas influências econômico-financeiras. É o grupo que detém direitos e bens, como contas a receber, disponibilidades — caixa e conta bancária — e posses, como máquinas e veículos.
Estrutura ideal do plano de contas O plano de contas contábil, deve ser dividido em: Ativo: circulante, não circulante, realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado, intangível; Passivo: circulante, não circulante, patrimônio líquido. Resultado do exercício: receitas e despesas.
Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas.
Qual é o seu objetivo? O plano de contas é uma ferramenta que reúne as despesas e as receitas (ganhos) de uma empresa. Pode ser algo simples, como uma planilha orçamentária, em que você separa as informações manualmente, descrevendo o tipo de ganho e os tipos de despesas do negócio.
Estrutura do plano de contas
Todos as contas do Ativo encontram-se discriminadas no lado esquerdo do Balanço Patrimonial e são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos patrimoniais que representam.
Como montar um plano de contas gerencial?
A escolha por um plano de contas simplificado ou completo também deve levar em consideração as ferramentas e dados disponíveis. Isso porque não adianta ter uma estrutura completa se não será possível fazer acompanhamento ou, ainda, não poderá obter resultados e análises de forma rápida e fácil.
No Plano de Contas, os itens mencionados acima estão presentes. Uma vez que já foram apresentados conceitos para os mesmos, vale salientar o que não é um Plano de Contas: Não é o mesmo que Plano de Contas Gerencial. Para classificar os ativos e passivos em um plano de contas contábil, é preciso saber quais são os códigos referentes à classe deles.
Isso porque é preciso atender as necessidades de análises e suporte a tomada de decisão pelos gestores. Logicamente, esse é um processo de construção que não termina nunca e sempre vai se complementando. Por exemplo, é comum que uma empresa inicie com um plano de contas simplificado e evolua de acordo com sua maturidade de gestão.
Classificação do Plano de Contas Para classificar os ativos e passivos em um plano de contas contábil, é preciso saber quais são os códigos referentes à classe deles. Neste tipo de plano, inclusive, os códigos possuem diversos numerais, que irão representar não só classes, como também subgrupos, contas, subcontas e itens.
Quem é a Maknae do Red Velvet?
Como tirar cadeado pasta Windows?
Pode começar uma redação com citação?
Qual é o equívoco comum sobre Agile e DevOps?
Qual a uva mais cultivada no Brasil?
Quem tem pedras nos rins pode comer castanha de caju?
Como massagear o rosto para evitar rugas?
O quê coreanos usam para clarear a pele?
Quais são os efeitos do La Niña no Brasil?
Qual a cidade que tem um animal uma cidade é uma fruta?
Quais os solos mais comuns na Chapada Diamantina?
Qual o maior herói da mitologia grega?
Como comparar os números decimais?
Como cuidar de um lago artificial?