O Latim tem seis casos (nominativo, vocativo, acusativo, genitivo, dativo e ablativo). Organizam-se em cinco declinações, que se distinguem pela terminação da forma de genitivo singular: 1ª: -ae, 2ª: -i, 3ª: -is, 4ª: -us e 5ª: -ei.
A terminação ou desinência varia de acordo com a função sintática da palavra. Por isso, diz-se que o latim é declinável. Todas as palavras variáveis (excetuados os verbos) são classificadas em cinco declinações, cada uma com seis casos.
Declinação é um tipo de flexão que palavras das classes substantivo, adjetivo, pronome, numeral e artigo (esta última inexistente no Latim) sofrem em virtude da função sintática que exercem. ... As declinações são identificadas pelo genitivo singular, que corresponde, respectivamente a "ae", "i", "is", "us", "ei".
Para definir um nome e saber a que declinação ele pertence, é preciso conhecer dois casos essenciais: o nominativo e o genitivo. Em seguida, é preciso conhecer o gênero da palavra (feminino, masculino ou neutro). Para todas as declinações será necessário aprender os casos no singular e no plural.
O caso acusativo ou quarto caso de um nome é o caso gramatical usado para marcar o objeto direto de um verbo transitivo. É o caso do nome que é mais paciente da ação verbal. No latim "manus manum lauat", manus e manum possuem a mesma tradução: mão.
Declinação, em linguística, é a flexão sofrida por nomes, adjetivos ou pronomes segundo os gêneros, números e casos, que diferencia as funções morfológicas e sintáticas de uma palavra, o que acaba tornando o entendimento do idioma, muito mais fácil, devido a possível flexibilidade das palavras em uma oração.
Declinação, em linguística, é a flexão sofrida por nomes, adjetivos ou pronomes segundo os gêneros, números e casos, que diferencia as funções morfológicas e sintáticas de uma palavra, o que acaba tornando o entendimento do idioma, muito mais fácil, devido a possível flexibilidade das palavras em uma oração.
Os seis casos do latim são: nominativo, vocativo, acusativo, genitivo, dativo e ablativo. Quer aprender latim ainda mais? Comece pelo alfabeto do latim!
Em compensação, pronomes, substantivos e adjetivos, diferentemente do que ocorre na gramática dos falantes daqueles que nascem no Brasil, possuem desinências especiais que mudam de acordo com a função sintática que aquelas operam em cada frase. Sendo assim, os casos do substantivo na língua latina são:
Caso é a maneira de se escrever em latim a palavra de acordo com a função sintática, ou seja, com a função que a mesma exerce dentro da frase.
Nesta declinação, há três tipos de substantivos: com nominativo em -us, com nominativo em -er e com nominativo em -um. Todos eles fazem o genitivo em i. Os substantivos em -us e -er costumam ser masculinos, enquanto os acabados em -um são neutros. Caracterizada pelo genitivo em -is.
Como ver a temperatura da placa de vídeo AMD?
Como se mede a temperatura de um forno?
Como medir temperatura da luz?
Como Ivan fica grávida em força do querer?
Como medir a temperatura de vinho?
Quais hormônios diminuem no climatério?
Como o Instagram afeta a vida das pessoas?
Como dosar 3 gramas de creatina?
Como pagar IPTU atrasado da Praia Grande?
Como jacaré respira debaixo d'água?
Quanto tempo demora para fechar o furo do piercing no umbigo?
O que é bom para matar fungos nas unhas?
O que acontece quando rezamos para o Anjo da Guarda de outra pessoa?
Qual é o período de hibernação do Jabuti?
Quando o benefício é cessado o que fazer?
Como executar um script Python no Windows?
Como fica o pagamento da pensão alimentícia durante a pandemia?