Se você já verificou que o seu auxílio-doença foi cessado indevidamente, deve buscar restabelecê-lo. Ou seja, deve buscar os seus direitos. Há dois caminhos possíveis para isso: você pode apresentar um recurso administrativo ou entrar com uma ação judicial.
Resumidamente, você será negativado no SPC e no Serasa, ficando com o nome sujo. Isso significa que você terá dificuldade em fazer outros empréstimos ou operações de crédito. Fora isso, se você tiver oferecido um bem como garantia do empréstimo, ele pode ser tomado pelo banco, que o leiloará para quitar sua dívida.
Um benefício cessado significa que o pagamento foi cancelado, isto é, extinto. Nesse caso, é diferente do bloqueio ou suspensão, com caráter temporário. Em outras palavras, o benefício cessado é uma decisão definitiva da Previdência Social, embora essa determinação possa ser revertida.
Para tanto, é importante saber quais as opções disponíveis ao tomador para deixar de pagar o empréstimo consignado....São elas:
5 anos
Depois de 5 anos a dívida do banco caduca. Isso quer dizer que o banco vai retirar seu nome do cadastro do Serasa. Porém, enquanto o nome não fica limpo, você não consegue fazer financiamentos nem solicitar algum tipo de crédito.
Resumidamente, um benefício cessado representa, para o INSS, a finalização do direito do segurado a receber determinado serviço previdenciário, seja esse de caráter temporário (auxílio-doença ou salário-maternidade) ou permanente (aposentadoria por invalidez ou pensão por morte).
Quanto tempo demora para reativar benefício suspenso? O site do INSS pede pelo menos 30 dias e ele pode ser acessado aqui, mas a lei autoriza que suas decisões ocorram em até 60 dias se a prorrogação for justificável por acúmulo de serviço, fila de análise, ou outra motivação expressa.
Significa dar fim; deixar de existir; interrompido. Algumas pessoas também usam a expressão “cortado” com significado de cessado. Provavelmente você já deve ter escutado alguém falar “o meu benefício foi cortado!”.
O empréstimo consignado é descontado direto na folha dos contratantes. O valor da parcela é pago pelo INSS ou pelo órgão em que o Servidor está vinculado diretamente ao banco.
A pauta em relação à prorrogação do pagamento do empréstimo consignado, teve nova reviravolta. Assim, a suspensão do desconto das parcelas do empréstimo consignado foi cancelada -, portanto, não deverá mais ocorrer obrigatoriamente, pelos menos até uma nova definição.
A desaverbação só pode ser realizada mediante comunicado formal. Enquanto isso, o banco pode sim cobrar pelos valores de direito. Como você viu, como a morte do devedor, a dívida do empréstimo consignado ainda continua sendo devida. Por isso é tão importante saber o que acontece no caso do falecimento do titular.
Vale lembrar que a motivação de toda essa discussão está em torno das medidas para enfrentamento a atual pandemia. O empréstimo consignado é descontado direto na folha dos contratantes. O valor da parcela é pago pelo INSS ou pelo órgão em que o Servidor está vinculado diretamente ao banco.
Quais foram as principais consequências do milagre econômico?
Como é a barriga de grávida de 1 mês?
Quais os três métodos de proteção contra descargas atmosféricas definidos pela NBR 5.419 3 2015?
O que é responsabilidade tripla no caso de dano ambiental?
Pode usar corante alimenticio em sabonete artesanal?
O que faz um operador de armazem?
Com quantos meses os dentes do bebê começam a nascer?