Principais tipos de fraturasSimples: apenas o osso é atingido;Expostas: a pele é perfurada, havendo a visualização do osso. ... Complicadas: afetam outras estruturas além do osso, como nervos, músculos ou vasos sanguíneos;Incompletas: são lesões nos ossos que não geram quebra, mas resultam nos sintomas de fratura.
As fraturas podem ser definidas como uma ruptura parcial ou total do osso e podem ser classificadas em abertas ou fechadas, de acordo com o lesionamento da pele ou não. Uma fratura fechada é quando não ocorre o rompimento da pele, já a exposta é quando a pele é rompida e o osso apresenta-se exposto.
Quanto aos locais, as fraturas de braço, antebraço, mão, pé e clavícula são as mais comuns, ao contrário dos ossos das pernas, que são mais resistentes e difíceis de serem quebrados.
Fraturas abertas, também chamada de expostas, são aquelas em que há o contato do foco da fratura com o meio externo, podendo culminar desde em lesões puntiformes até fraturas extensas, como no esmagamento. As fraturas fechadas, por outro lado, são aquelas em que não há contato do foco da fratura com o meio externo.
fechadas: quando a pele não é lesionada ou perfurada pelo osso; expostas: quando a pele é lesionada ou perfurada pelo osso. intra-articulares: quando lesam articulações, podendo causar hemorragia na área.
38 curiosidades que você vai gostar
- Nunca tentar endireitar uma fratura ou colocar o osso no lugar; - Em caso de fratura exposta, deve-se cobrir o ferimento, de preferência com gaze esterilizada ou um pano limpo. Se houver um sangramento muito intenso, é necessário fazer compressão acima da região fraturada para tentar impedir a saída do sangue.
Assim, no caso de uma fratura exposta é aconselhado que:Se existir sangramento, eleve a zona afetada acima do nível do coração;Cubra o local com panos limpos ou uma compressa esterilizada, se posível;Tente imobilizar o local com uma ligadura ou tecido limpo, sem aplicar muita pressão sobre o local da fratura.
Fratura exposta é toda aquela em que ocorre comunicação do seu foco com o meio externo contaminado com germes. Não é necessariamente exposição para o exterior mas, também, para cavidades contaminadas, como a boca, o tubo digestivo, vias aéreas, vagina e ânus.
Principais tipos de fraturasSimples: apenas o osso é atingido;Expostas: a pele é perfurada, havendo a visualização do osso. ... Complicadas: afetam outras estruturas além do osso, como nervos, músculos ou vasos sanguíneos;Incompletas: são lesões nos ossos que não geram quebra, mas resultam nos sintomas de fratura.
– Incapacidade ou dificuldade de se movimentar; – Encurtamento de um membro; – Espasmos na área afetada; – Falta de sensações (entorpecimento).
Uma pessoa pode acabar fraturando um osso, por exemplo, em acidentes (principalmente domésticos), pancadas, por contrações musculares violentas durante alguma queda ou, até mesmo, por pequenos impactos frequentes nos ossos que vão enfraquecendo a estrutura com o tempo, o que pode resultar em uma fratura.
Complicadas. Este tipo de fratura é considerado muito grave, pois causam graves danos em estruturas mais delicadas do corpo humano, como vasos sanguíneos, tecidos, músculos e órgãos —podendo colocar em risco a vida da pessoa que sofreu o trauma.
Quais as fraturas na infância mais comuns?Braços. O principal tipo de fratura na infância ocorre nos braços, pois eles são automaticamente usados pelas crianças para se protegerem durante as quedas. ... Mãos. ... Nariz. ... Pernas. ... Dedos dos pés. ... Clavícula. ... Cabeça.
Considerando a localização, podem ser classificadas, como fraturas do úmero proximal (próximas ao ombro) fraturas da diáfise do úmero ( no meio do osso) e fraturas do úmero distal (próximas ao cotovelo).
Uma fratura pode ser, ainda, completa ou incompleta. A fratura completa é aquela que atinge inteiramente a estrutura óssea, enquanto a incompleta gera lesão parcial. Existe ainda a fratura cominutiva, em que o osso é dividido em mais de dois pedaços, é como se ele fosse “esmagado”.
O maior osso, nosso fêmur, na coxa, é bem mais difícil de ser fraturado do que, por exemplo, a clavícula – uma das fraturas mais comuns.
Fratura oblíqua: atravessa o osso em um ângulo oblíquo; Fratura em espiral: o osso é separado e a fratura forma espirais ao redor do eixo longitudinal.
A fratura múltipla é o rompimento de mais de um osso ou rompimento de um mesmo osso em mais de um lugar; Exposta: fratura exposta é quando ocorre o rompimento da pele através do osso, ou seja, quando o osso quebra e, devido ao seu impacto, acaba rompendo os músculos, tecido e pele.
Fratura em “galho verde”: o osso é “lascado” ou “trincado”, sendo que um lado dele permanece íntegro. Fratura subperiostal: ocorre sob o periósteo, membrana resistente que envolve o osso.
A consolidação óssea dessas fraturas leva em média cinco meses e a reabilitação funcional desses pacientes demanda em média um ano, sem contar em alguns casos a necessidade de tratamento cirúrgico adicional(13).
Esse método divide as fraturas expostas em três principais tipos, sendo o primeiro responsável por caracterizar lesões de menor complexidade e o terceiro compreendendo lesões com maior comprometimento.
Verificar sinais vitais, dando atenção especial ao pulso do membro fraturado. Realizar limpeza na área da lesão com SF 0,9% e manter a lesão coberta. Manter o material de ortopedia em local de fácil acesso e aguardar orientação do enfermeiro responsável ou equipe atuante.
Os primeiros socorros consistem em lavar a área da picada com água e sabão, colocar o acidentado em posição confortável, de preferência deixando a vítima deitada com a área afetada em um nível abaixo do coração e levar a vítima ao atendimento médico mais rápido.
Noções de Primeiros SocorrosEm primeiro lugar, verifique se a vítima consegue falar e mantém o raciocínio, mas não a force falar muito. A tranquilize.Evite mover a pessoa do lugar para que não agrave o quadro da vítima.Cheque a respiração e pulsação.Afaste os curiosos.
A imobilização deve tentar manter a parte afectada, normalmente um membro, na mesma posição em que se encontra, não se devendo tentar recolocar os segmentos ósseos em caso de fractura com deslocação.
Qual foi o único brasileiro a ganhar 3 medalhas na mesma Olimpíada?
Como descrever vozes masculinas?
O que é um estudo comparativo?
Quais as características do artefato asteca pedra sol?
Quais são as maiores dificuldades quando precisa escrever?
O que é filosofia e qual seu objeto de estudo?
Quanto tempo leva uma ação contra o banco?
Como saber se uma molécula é Simetrica o assimétrica?
Quem sofre infarto pode trabalhar?
O que consome mais bateria 3G ou 4G?
Porque hipotermia causa parada cardíaca?
Para quê sirve tomar Aldactone?