Pedra do Sol (em castelhano: Piedra del Sol) é uma escultura asteca pós-clássica tardia abrigada no Museu Nacional de Antropologia e é talvez a obra mais famosa da escultura asteca. A pedra tem 358 centímetros de diâmetro e 98 centímetros de espessura e pesa cerca de 21,8 toneladas.
Também conhecida como o Calendário asteca, a Pedra do Sol é um monólito de basalto em cujo centro está representado o deus Tonatiuh, vinculado ao Quinto Sol (Museu Nacional de Antropologia, México). ... Neste caso, trata-se do deus do vento, que abre passagem às águas de Tlaloc.
Elas eram compostas de diferentes materiais e formatos, além de serem representadas através de esculturas, cerâmicas e pinturas. Outro atributo inerente a arte asteca é o uso abundante de cores nas cerâmicas, pinturas de templos, nos utensílios religiosos e fardamentos de reis e soldados.
Artesanato asteca
Criativos e versáteis, eles utilizavam materiais como pedras, algodão, plumas, tecidos, couro, madeira e até areia para produzir objetos como cerâmicas, roupas, adornos e pinturas. Achados arqueológicos surpreendem pelos cuidados que eles tinham em produzir peças muito elaboradas e cheias de detalhes.
Pedra e madeira eram os principais materiais utilizados pelos astecas na arte da escultura. As principais figuras esculpidas eram animais, homens, máscaras e deuses. A escultura frequentemente era associada à arquitetura, funcionando como adorno, ou seja, enfeites de grandes construções.
45 curiosidades que você vai gostar
Os astecas eram excelentes arquitetos. Os seus templos eram imensos, mas muito proporcionais. Esse senso de ordem e simetria era comum nas culturas mesoamericanas. As suas casas, construídas com troncos de madeira, tinham uniformidade, variando apenas no tamanho e na ornamentação.
Um novo estudo aponta que a Pedra do Sol, relatada em diversos textos medievais, realmente existiu e era, na verdade, um cristal de calcita. Historiadores acreditam que o artefato era utilizado nas navegações dos vikings em dias nublados ou com nevoeiros.
Após sua redescoberta, a pedra foi montada em uma parede externa da Catedral, onde permaneceu até 1885. Os primeiros estudiosos inicialmente pensaram que a pedra foi esculpida na década de 1470, embora a pesquisa moderna sugira que ela tenha sido esculpida em algum momento entre 1502 e 1521.
A Pedra do Sol ou Goldstone é um cristal que não se forma naturalmente tal como o conhecemos, apesar de ser composto por minerais naturais. O efeito com cristais cintilantes que a compõem é produzido por monges italianos, que mantêm a sua composição em segredo.
Características e Obras da Arte Pré-Colombiana
Começando pela cultura maia, a arte pré-colombiana é representada pelas pinturas e esculturas baseadas em moldes geométricos, zoomórficos e desenhos humanos, esta última produzida com o uso de argila e pedras, além colorações com símbolos próprios dados para cada cor.
Além da agricultura, artesanato, arquitetura, etc., os astecas também se destacaram pelos livros que eles deixaram, os quais encontravam-se em grandes bibliotecas nos colégios dos nobres. Em 1519, Hernán Cortés partiu da ilha de Cuba com o objetivo de saquear a civilização Asteca.
A religião da população asteca era politeísta – acreditavam em muitos deuses. Adoravam deuses da natureza como: deus Sol, deus Lua, deus Trovão, deus Chuva e também uma serpente emplumada que simbolizava uma deusa. ... Eles acreditavam que quanto mais as crianças chorassem, mais chuva deus iria prover.
A pedra da estrela é uma cristal criado pelo homem e não pela natureza. ... Entre os poderes desse cristal está o de ajudar na realização de sonhos e desejos. Suas vibrações nos ajudam a sermos mais positivos, favorecem a criatividade, além de purificar e elevam a energia dos ambientes.
O Calendário Asteca é o calendário utilizado pelos astecas, povo que habitou a região do México até meados do século XVI. O calendário consistia em um ciclo de 365 dias chamado xiuhpōhualli (contagem de anos) e um ciclo ritual de 260 dias chamado tōnalpōhualli (contagem de dias).
Proteção, segurança e serenidade; saiba o significado da Pedra Ônix. A Pedra Ônix, também conhecida como quartzo preto, é considerada o cristal da proteção energética e da segurança, por atrair, absorver e dissolver as vibrações negativas que nos rodeiam.
Nas proximidades da Cidade do México, Teotihuacán foi construída por uma civilização antecessora dos Maias e Astecas, chamados Teotihuacanes, por volta de 100 A.C...
Essa é uma pedra de proteção, libertação e atração de energias. Seu brilho interno contém pequenas partículas de luz que emitem ondas de energia revitalizantes e purificadoras. ... Essa pedra auxilia na libertação de mágoas, tristezas, cansaço e até mesmo energias negativas acumuladas.
A mais conhecida delas, Templo Maior, foi descoberta na década de 1970 no México enquanto trabalhadores de uma siderúrgica escavavam. O monumento começou a ser construído em 1375 e passou por grandes reformas até o ano de 1487, quando foi totalmente finalizado.
A Pedra da Lua Verdadeira (“moonstone” em Inglês) é um mineral que pertencente à classe dos silicatos. Um silicato é um sal derivado da silícia (SiO2). As principais minas de extração deste mineral estão localizadas no Sri Lanka, Austrália, Birmânia, Estados Unidos, Brasil, Índia, Madagascar e Tanzânia.
Uma forma bem legal de se identificar este cristal é através de suas cores que vai de um alaranjado vivo, pode existir também com tons e nuances marrom, que vai de um vermelho com tiras e pontos cintilante, havendo a possibilidade de inclusões de fragmentos de pontos negros que nada mais é que hematita ou goetita.
Ela se limpa e se recarrega sozinha, sendo inclusive capaz de limpar e recarregar outras pedras e cristais próximos a ela. Entretanto esse processo é lento, se você quiser usar a sua pedra com muita frequência recomendamos que lave em água corrente e deixe no sol de meio dia por aproximadamente 30 minutos.
Nos últimos anos ocorreu uma valorização do artesanato na decoração de ambientes. Ao incluir a arte popular nos seus projetos, os arquitetos foram grandes responsáveis pela entrada das criações dos mestres artesãos nos interiores das casas e escritórios. ...
Construções astecas mais famosasTenochtitlán. Desenho do pintor mexicano Diego Rivera sobre como seria a cidade de Tenochtitlán. ... Pirâmide de Tenayuca. ... Pirâmide de Santa Cecília Acatitlan. ... Templo Mayor. ... Grande Pirâmide de Cholula.
Tornou-se uma cidade muito populosa que, urbanisticamente, se dividiu em quatro setores, com canais e ruas que dão acesso às margens do lago. O local mais importante é o centro cerimonial erguido no coração da cidade e que se encontrava ladeado de bairros com templos e casas de habitação.
Como mandar uma mensagem para você mesmo no WhatsApp?
Como mandar uma mensagem para eu mesmo no WhatsApp?
Como usar o Photoshop de graça?
Como manter o Wi-Fi sempre conectado?
Como fazer para viciar um dado?
Como desbloquear arquivo perigoso Chrome?
Para que serve folha de salsão?
Em que situação ocorre o combate corpo a corpo?
Porque minhas suculentas não ficam bonitas?
Como baixar aplicativos no cartão de memória do J2 Prime?
Como usar a Pedra Hume no rosto?