Os quatro principais tipos de leucemias são:Leucemia mieloida aguda (LMA)Leucemia mieloide crônica (LMC)Leucemia linfoide aguda (LLA)Leucemia linfoide crônica (LLC)
A leucemia mieloide aguda (LMA) é o tipo mais comum e mais agressivo da doença. Conforme a medula óssea é atacada pelas células doentes, a pessoa costuma ter alterações no corpo que evoluem com bastante velocidade. Por isso, o quanto antes for diagnosticada a doença, maiores as chances de cura.
O que é a LLC
Pra começo de conversa, ela também pode ser chamada de leucemia linfoide crônica. Diferentemente da versão aguda, que atinge mais crianças, é mais comum em pessoas acima de 55 anos e, embora não tenha cura, costuma progredir lentamente. Nesse tipo de câncer, células chamadas linfócitos B são afetadas.
PRIMEIRA DIFERENÇA: O TIPO DE CÉLULA ATINGIDA
Um linfoma é um câncer que acontece quando os linfócitos, que são um tipo específico de glóbulos brancos, se tornam malignos. Já na leucemia, pode ocorrer a malignidade dos linfócitos, mas também de outras células sanguíneas.
O que causa leucemia? A origem desse câncer ainda é desconhecida. O que se sabe é que certos fatores podem aumentar o risco de ele surgir. Entram na lista substâncias químicas, como o benzeno, formadeíldos e agrotóxicos, cigarro, exposição excessiva à radiação, além de algumas síndromes e doenças hereditárias.
21 curiosidades que você vai gostar
- O diagnóstico de leucemia aguda leva a uma corrida contra o tempo. É uma doença que chega sem aviso, pode ser muito agressiva e matar em semanas ou mesmo dias - afirma a hematologista do Hospital Moinhos de Vento Cláudia Caceres Astigarraga.
Nas células linfóides pode durar mais de dois anos e nas células mielóides a durabilidade é menor que um ano. Esse tempo só não é exceto nos casos de Leucemia Promielocítica Aguda (um subtipo da Leucemia Mielóide Aguda), que também dura mais de 2 anos.
O tempo total do tratamento é de cerca de 2 anos, sendo a fase de manutenção a de maior duração. O tratamento pode ser mais ou menos intenso, dependendo do subtipo de leucemia linfoide aguda e de outros fatores prognóstico.
A leucemia aguda progride rapidamente e produz células que não estão maduras e não conseguem realizar as funções normais. A leucemia crônica, entretanto, normalmente progride lentamente e os pacientes têm um número maior de células maduras.
Para que serve o citrato de magnésio?
Como é o EAD da Anhembi Morumbi?
Qual a história do handebol no Brasil?
Qual os benefícios do chá da casca do abacaxi?
Como calcular a quantidade de tomadas?
Como surgiram os memes da internet?
Para que serve anlodipino 5 mg?
Como saber a quantidade de vídeos de um canal do YouTube?
Como saber a quantidade de frames de um vídeo?
Quem foi a primeira pessoa a fritar um ovo?
Como assistir aula EAD Cruzeiro do Sul?
Qual o mínimo de calorias por dia?
Como mudar o nome da lista de amigos no Facebook?
Como saber o DPI de uma imagem no Word?
Como calcular a quantidade de tinta para pintar um quarto?