As manipulações das variáveis em um programa de treinamento são essenciais para o indivíduo atingir o objetivo proposto pelo programa de treinamento. Dentre as variáveis destacam-se a intensidade, seleção e ordem dos exercícios, intervalo de recuperação, velocidade do movimento e frequência.
É a quantidade de vezes que você treina, por exemplo quanto dias da semana que você vai à academia. Essa é a peça-chave. Determinar que você vai treinar 2 ou 3 vezes na semana, por exemplo, já pode ser a variável determinante para seus resultados serem um fracasso.
Entenda agora 7 variáveis da musculação que irão mudar seus resultados:1 – Intensidade: ... 2 – Tempo de execução dos movimentos: ... 3 – Número de séries: ... 4 – Carga: ... 5 – Repetições: ... 6 – Amplitude de movimento e ações musculares: ... 7 – Intervalo de descanso entre as séries:
As variáveis estruturais estão diretamente relacionadas aos componentes da carga de treinamento e elas são os elementos do programa de musculação que podem ser manipulados para gerar modificações na carga de treinamento (CHAGAS; LIMA, 2008).
Variáveis agudas do treinamento de força são manipuláveis, tais como, duração do exercício, número de séries e repetições, intervalo de recuperação entre as séries, tipo de ação muscular, velocidade da ação muscular, amplitude articular e freqüência semanal, os quais podem influenciar no processo hipertrófico3,4.
30 curiosidades que você vai gostar
O treinamento resistido e manipulado por muitas variáveis como o número de séries e repetições, intensidade da carga, frequência semanal, ordem dos exercícios, intervalo de descanso, entre outras (Kraemer e Ratames, 2004).
Para Tubino os cinco princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade (TUBINO, 1984).
6 dicas de como ajustar as variáveis do treino para otimizar os resultadosAjustar as variáveis para ter um treino mais eficiente, como fazer isso?1- Quantidade de séries.2- Número de repetições.3- Amplitude de movimento.4- Cadência dos movimentos.5- Carga.6- Intervalo de descanso entre as séries.
Os exercícios resistidos têm se tornado uma prática muito investigada e orientada para melhoria da saúde, para a prescrição destes exercícios algumas variáveis fisiológicas devem ser monitoradas, tais como a frequência cardíaca (FC) e a pressão arterial (PA) e como consequência o duplo produto (DP) e também a saturação ...
Volume e intensidade estão diretamente associados. Quando aumentamos o volume, a intensidade consequentemente diminui. Então o segredo aqui é diminuir o volume para que a intensidade do treinamento possa aumentar. Então um treino de poucas séries e repetições pode ser tão efetivo quanto outros que priorizam o volume.
Intensidade. Treinar de forma intensa sem dúvida é a variável mais importante quando estamos estimulando o crescimento muscular. É expresso como a percentagem de uma repetição máxima (1 RM). Intensidade é igual ao número de repetições que você pode fazer com um certo peso.
Quando falamos em treino para hipertrofia, manipular as variáveis do treino de musculação é fundamental para um bom resultado. Intervalo de recuperação, ordem dos exercícios, cargas e número de repetições são algumas dessas variáveis que devemos estar atentos na hora de montar um treino para hipertrofia muscular.
Trazendo estes conceitos para a musculação, por exemplo, podemos dizer que o volume diz respeito ao tempo de treino, número de repetições, velocidade e tempo de descanso. Já a intensidade é dada pela carga, velocidade de execução, tempo de descanso e outros.
Manipulação das variáveis: exercícios, carga, amplitude de movimento, velocidade de execução, séries, repetições, intervalos, frequência; Métodos avançados de treinamento para hipertrofia: métodos tensionais, métodos Metabólicos, métodos mistos e métodos indefinidos; Clínica prática em academia.
Entre os mais conhecidos, estão o treino pirâmide e o drop set. Quando realizados de maneira correta, ambos potencializam as condições para o ganho de massa muscular. Apesar de os dois treinamentos apresentarem benefícios, apenas o treino pirâmide é indicado para iniciantes.
Há outros estudos que tem resultados muito similares e no geral, os estudos mostram que um volume de 6 a 10 séries por grupamento muscular, é o mais indicado para a maioria das situações. Naturalmente, há uma diferença numérica considerável e a margem é bem grande ao analisarmos de 6 a 10 séries.
Abordaremos neste artigo os cinco componentes da aptidão física relacionados à saúde, que são eles: força muscular, resistência muscular, resistência cárdio-respiratória, flexibilidade e composição corporal; mostrando seus conceitos, classificações, fatores influenciadores e sua importância para a saúde.
Todas as capacidades físicas – equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência – são trabalhadas de forma integrada através de movimentos multi-articulares e multi-planares do envolvimento da propriocepção.
Os componentes essenciais de uma prescrição sistemática/individualizada incluem: actividades apropriadas, intensidade, duração, frequência e progressão da actividade física - estes são aplicados para pessoas de todas as idades e capacidades funcionais, independentemente da existência/ausência de factores de risco.
1 - Aumentar o número de repetições. ... 2 - Aumentar a amplitude do movimento. ... 3 - Reduzir o intervalo entre as séries. ... 4 - Investir em isometria. ... 5 - Realizar a fase excêntrica do movimento de forma mais lenta.
Conclusão. Como um corredor, é definitivamente uma boa ideia incorporar sessões de treino de alta intensidade à sua rotina. Incluir um treino de força, por exemplo, não só permitirá que o efeito EPOC ocorra, como também poderá ajudar a aumentar sua resistência, força e velocidade na corrida.
Quais são os ciclos da periodização?Macrociclo. Podemos dizer que o macrociclo abrange o objetivo principal do atleta, ou seja, aquilo que ele quer alcançar ao longo do treinamento. ... Mesociclo. Enquanto o macrociclo dura aproximadamente um ano, o mesociclo tem um intervalo de cerca de duas a seis semanas. ... Microciclo.
Neste artigo abordar-se-á 7 princípios científicos de Treinamento Desportivo que são: O Principio Cientifico da Individualidade Biológica; O Principio da Adaptação; O Principio da Síndrome Geral da Adaptação (SAG); O Principio da Sobrecarga; O Principio da Continuidade; O Principio da Reversibilidade; O Principio da ...
Os princípios de treinamento físico são a base da teoria do treinamento físico e servem para o praticante obter o melhor resultado através da prática e de uma rotina de exercícios. ... Essa sequência e esquema de exercícios é determinado com base nos princípios de treinamento físico.
O principio da adaptação é outro principio extremamente importante no treinamento desportivo. De acordo com Weineck (1991) a adaptação é a lei mais universal e importante da vida. Adaptações biológicas apresentam-se como mudanças funcionais e estruturais em quase todos os sistemas.
Qual é o tipo de desenvolvimento direto?
Como transmitir tela via Bluetooth?
Quais são os órgãos públicos de uma cidade?
Quanto um carro polui o ambiente?
Qual a diferença entre o Freemont e Journey?
Qual é o jogo mais baixado do mundo em 2021?
Qual é melhor aeróbico ou anaeróbico?
Sou casado posso casar de novo?
Qual a diferença entre a teoria científica e clássica?
Qual o poder do Made in Heaven?
Quem paga perícia requerida pelo Ministério Público?
Quando tomar antibiótico para o dente?